Quantcast
 
 

O Galheiro vai arder!

Reza a tradição que, até ao final do dia de Entrudo, o Galheiro tem que arder completamente para que haja boas colheitas. A Queima do Galheiro vai ser cumprida na noite do dia 21 de fevereiro nos lugares de Ferreirinhos e Sapugal/Quinta, na freguesia de Fradelos, assinalando o final das festividades carnavalescas e o início da época quaresmal. O galheiro arde a partir das 22h.

 

A Queima do Galheiro é uma manifestação ancestral relacionada com o Entrudo, aos quais se associam rituais de purificação e expulsão das forças malignas do Inverno, dando início ao período renovador da Quaresma. Ao longo de vários dias, em vários lugares da freguesia, a população sai à rua amontoando os restos das sementeiras, os galhos velhos das árvores e o silvado, em redor de um tronco de pinheiro (galheiro), no topo coloca-se um boneco a que se chama ‘entrudo’ e pega-se fogo. Os galheiros chegam a atingir os 15 metros de altura e há um despique entre os lugares da freguesia para ver quem queima o maior galheiro.

 
 

Para além desta tradição popular, também terá lugar no mesmo dia o XXIV Desfile de Carnaval de Fradelos, organizado pela associação juvenil, Koklus, entidade que também promove o concurso de Galheiros. Para a dinamização destas atividades, a associação conta com o apoio do IPDJ – Instituto Português do Desporto e Juventude, do Município de Vila Nova de Famalicão, da Junta de Freguesia de Fradelos e de empresas locais.

O corso carnavalesco arranca às 14h30 no Largo dos Reis, sendo que a entrega dos prémios, e término do desfile, acontece na Escola Básica de Valdossos.

 
 

Festejos de Carnaval em Arnoso, Riba de Ave e Ribeirão

O espírito carnavalesco também vai encher de cor e alegria as freguesias de Arnoso (Santa Eulália), Riba de Ave e Ribeirão, que vão promover cortejos no domingo, dia 19 de fevereiro, da parte da tarde.

 

O 38.º Desfile de Carnaval de Rua de Arnoso Santa Eulália, promovido pela Associação Desportiva e Cultural de Arnoso (ADC), arranca junto ao Café Extremo, pelas 14h30, e vai percorrer várias ruas da freguesia, terminando no salão polivalente da ADC.

Em Riba de Ave, o Circuito de Foliões sai à rua a partir das 14 horas. A iniciativa, que vai na 7.ª edição, é organizada pela Junta de Freguesia, no entanto, é da responsabilidade das associações a sua dinamização e concretização. A concentração será junto à Igreja Paroquial.

 

Já Ribeirão acolhe o 17.º Grandioso Desfile de Carnaval da Vila de Ribeirão, organizado pela Associação Recreativa Cultural e Desportiva da Graxa, que arranca em Aldeia Nova, às 14 horas, e termina em frente à sede da Junta de Freguesia, local onde também será feita a entrega dos prémios a concurso.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...