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P-3C “Orion” em passagem baixa em Santa Maria nos Açores

Santa Maria, Região Autónoma dos Açores
2 de Fevereiro de 2024

 

Passagem baixa sobre a pista do Aeroporto de Santa Maria (IATA: SMA), no Grupo Oriental da Região Autónoma dos Açores, a cerca de 100 km a Sul da Ilha de São Miguel, por uma aeronave P-3C “Orion”, matrícula 14810 (497C9A), da Esquadra 601 – “Lobos” da Força Aérea Portuguesa (FAP), a 2 de Fevereiro de 2024.

 
 
Foto por Henrique Braga

Este P-3C “Orion”, operando com o “call sign” ORION03, descolou da Base Aérea N.º 11 (BA11) de Beja, cerca das 10:30 de 2 de Fevereiro de 2024, tendo regressado à mesma cerca das 15:50 do mesmo dia. A Ilha de Santa Maria dista cerca de 1 500 km de Beja, contando o seu aeroporto com pista (18/36) em concreto, com um comprimento de 3 048 metros. À sua velocidade de cruzeiro o P3-C executa esta viagem em menos de 2 horas e meia.

O Lockheed P-3C “Orion” é uma aeronave de Luta Anti-Submarina (ASW), Luta Anti-Superfície (ASuW) e Busca e Salvamento (SAR), tripulada por 11 elementos, com um peso máximo à descolagem de 64,4 toneladas, com 35,6 metros de comprimento, uma altura de 10,3 metros e uma envergadura de 30,4 metros. Propulsionada por quatro motores ALLISON T56-A-14 (com 4 600 hp cada), consegue uma velocidade máxima de 760 km/h (em cruzeiro de 607 km/h), com um tecto de 8 900 metros de altitude, e com uma raio de acção de 3 830 km. O “Orion” pode receber, nos suportes internos e externos, até 9 toneladas de equipamento e armamento (compreendendo torpedos, cargas de profundidade, mísseis, sonobóias, etc)

 
 

De notar a característica sonda MAD (“Magnetic Anomaly Detector”, Detector de Anomalias Magnéticas), em prolongamento na linha da fuselagem além da cauda, destinada a identificar com precisão a localização de um submarino. A sonda está colocada no extremo de um estrutura de fibra de vidro, mais afastada da fuselagem, para assim mitigar a interferência electro-magnética.

A FAP adquiriu originalmente, em Setembro de 2010, um conjunto de cinco aeronaves P3-C “Orion” à Holanda (matrículas 14807 a 14811), que submeteu à modernização (“Capability Upkeep Program”, CUP) para a variante P-3C CUP+ . Entre outros melhorias, esta variante compreende um sistema de autoprotecção MLWS (“Missile and Laser Warning System”), que assegura a detecção de ameaças e actuação de contra-medidas, bem como sensores e sistemas de comando e controlo integrados e modernizados.

 

A Resolução de Conselho de Ministros de 30 de Agosto de 2023 do Governo da República Portuguesa veio autorizar a Força Aérea Portuguesa (FAP) a adquirir 6 aeronaves P-3C Orion à República Federal da Alemanha (“Bundesrepublik Deutschland”), correspondendo ao total do actual inventário desta. Os P3-C da Marinha Alemã, também eles adquiridos à Holanda, em 2005, contam, entre outros equipamentos, com sistema de radar de superfície APS-137B, com camara video de alta-definição com infra-vermelhos MX-20HD, com sistema de reconhecimento electrónico AN/ALR-95, e com detector de anomalias magnéticas ASQ-81. Podem projectar sonobóias para detecção activa ou passiva de ameaças submarinas, podendo ser armados com até 8 torpedos Mk46.

Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

 

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