“PANDUR” PORTUGUESA EM EXERCÍCIOS NA TRANSILVÂNIA
Viatura blindada de rodas Pandur II 8×8 do Exército de Portugal, da Companhia de Atiradores Mecanizada (CAtMec) afecta à 3.ª Força Nacional Destacada na Roménia (3FND/ROU), que enquadra as operações da NATO no âmbito das “enhanced Vigilance Activities”, no decurso do exercício “EAGLE TRIUMFATOR” que decorreu, com a participação de forças portugueses, francesas e romenas, no Centro de Treino “Getica” de Cincu, na Transilvânia, Roménia, de 31 de Julho de 2023 a 3 de Agosto de 2023. Cincu dista cerca 300 km da fronteira do rio Danúbio, a Leste, com a Ucrânia.
Ao serviço do Exército Português desde 2009, a Pandur II 8×8 é uma viatura blindada de rodas, construída pela GDELS-Steyr (Aústria), com um nível 3 de protecção STANAG, com um peso de 18 toneladas, uma velocidade máxima de 105 km/h, Com uma guarnição de 1 a 2 elementos, podendo transportar até 10 militares equipados, está armada com uma metralhadora pesada de calibre 12,7mm (aqui presente), ou, em variante, com uma metralhadora de calibre 7,62mm ou um lança-granadas automático de 40mm.
A 3FND CAtMec/ROU, sob comando do Major Ivo Rodrigues Pereira, é composta por elementos provenientes de várias Unidades do Exército, da Marinha e da Força Aérea, com um total de 200 militares. Esta força iniciou operações a 25 de Maio de 2023 numa missão que se estenderá por 6 meses, até Novembro de 2023, no âmbito das “enhanced Vigilance Activities” da NATO para aquele flanco leste da Europa – que faz fronteira, a Norte e a Leste, ao longo de 649 km com a Ucrânia
Esta Companhia de Atiradores Mecanizada (CAtMec) é constituída por um destacamento de apoio, um módulo conjunto de informações, um módulo de defesa antiaérea e um módulo geográfico, geológico e oceanográfico. Conta ainda com uma força de operações especiais (4FND OEsp/ROU) composta por 21 militares preparados pelo Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE).
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”