Quantcast
 
 

PARAQUEDISTA PORTUGUÊS SALTA NA HOLANDA

Militar do Batalhão Operacional Aeroterrestre do Regimento de Paraquedistas do Exército Português, enquadrado no exercício anual “Falcon Leap”, a 17 de Setembro de 2022, sobre a zona de lançamento Ede, a 18 km a Oeste de Arnhem, na província de Gelderland, na Holanda. O paraquedista português está aqui equipado com um paraquedas SPEKON RS 2000, do fabricante alemão SPEKON Sächsische Spezialkonfekion GmbH. Acima dele estão paraquedistas dos EUA equipados com paraquedas T-11.

 
paraquedista
Foto por M. Bieniek | 6 BPD

A edição de 2022 do exercício anual “Falcon Leap”, com base em Eindhoven, no Sul da Holanda, decorreu de 5 a 16 de Setembro de 2022, na Holanda e na Bélgica. Durante a primeira semana o exercício esteve orientado a operações com largada de carga e na segunda semana a operações com largada de paraquedistas. Contou com a participação de mais de 1 milhar de militares em representação de 13 países – entre os quais Portugal, com a participação de um Destacamento Operacional de 22 militares do Batalhão Operacional Aeroterrestre do Regimento de Paraquedistas, do Exército.

 
 

O exercício encerrou formalmente a 17 de Setembro de 2022 com as comemorações do 78.º aniversário da Operação “Market Garden”, que se iniciou precisamente nessa mesma data, de 1944, durante a 2.ª Guerra Mundial, naquela que foi a maior operação aerotransportada de sempre, com mais de 40 mil militares envolvidos ao serviço da 1.a Divisão Aerotransportada do Reino Unido, da 1.ª Brigada Independente de Paraquedistas da Polónia, e da 101.ª e 82.ª Divisões Aerotransportados dos Estados Unidos da América. Estas comemorações foram assinaladas com largada de paraquedistas sobre as zonas de lançamento originais da Operação.

A foto foi realizada por um militar polaco, M. Bieniek, afecto à 6.ª Brigada Aerotransportada (BPD) – Brigadeiro Gerenral Stanisław Sosabowski, unidade que resulta, precisamente, da herança histórica da 1.ª Brigada Independente de Paraquedistas da Polónia que saltou na Operação “Market Garden”, em 1944, sob o comando do Gen. Stanisław Sosabowski – cujo nome é o sufixo (como patrono) da actual unidade.

 
 


Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...