Paraquedistas portugueses treinam na República Centro Africana
Bangui, República Centro Africana
Junho de 2024
Treino de militares da 15.ª Força Nacional Destacada como Força de Reacção Rápida (“Quick Reaction Force”, QRF) na Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização da República Centro-Africana (MINUSCA), 15.ª QRF/MINUSCA, em desembarque de um helicóptero Mil Mi-171 (do Corpo de Aviação do Exército Paquistanês ao serviço das Nações Unidas), em Junho de 2024, em Bangui, na República Centro Africana (RCA).
Estes militares portugueses estão aqui armados com espingarda automática FN SCAR-L, em cal. 5,56x45mm NATO, equipadas com mira óptica Aimpoint CompM4 e apontador iluminador Rheinmetall LM-LowProfile; e com pistola Glock 17 Gen5 em calibre 9x19mm Parabellum em coldre 7395 7TS da Safari Land.
A 15.ª QRF/MINUSCA, sob comando do (OF-4) Tenente-Coronel Henrique José Caetano Carvalho, é uma força maioritariamente constituída por militares do 1.º Batalhão de Infantaria Paraquedista (1BIPara), aprontados pelo Regimento de Infantaria N.º 15 (RI15), sediado em Tomar, compreendendo 215 militares, com elementos dos 3 ramos das Forças Armadas Portuguesas.
O treino aqui realizado visa, após a chegada à RCA desta rotação de forças, em Maio de 2024, elevar a mesma ao nível de Capacidade Operacional Total (“Full Operational Capability”) já em pleno contexto daquele Teatro de Operações.
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”