Quantcast
 
 

Paulo Cunha inaugura Centro de Recursos Educativos no CIIES

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha, convida os órgãos de comunicação social para a inauguração do Centro de Recursos Educativos, um novo espaço criado no âmbito da Rede Famalicão Inclusivo, instalado no CIIES – Centro de Inovação, Investigação e Ensino Superior, em Vale S. Cosme. A cerimónia realiza-se na próxima segunda-feira, dia 31 de maio, pelas 15h00 e conta com a presença do Delegado Regional de Educação do Norte, Sérgio Afonso e dos vereadores municipais Leonel Rocha, Mário Passos e Augusto Lima.

 

O município é um parceiro atento e ativo de muitos pais e cuidadores de crianças do concelho com Necessidades Educativas Especiais (nomeadamente com comprometimento severo motor e cognitivo), procurando capacitá-los com um conjunto de respostas – meios humanos, materiais e organizacionais – que lhes permita superar as àreas de menor realização e potenciar as de maior realização. Tendo consciência da importância desta resposta, bem como da necessidade de facultar propostas e oportunidades de forma equitativa, o Município criou este Centro de Recursos Educativos. Os principais objetivos são promover um meio para o desenvolvimento de competências e capacitação a alunos com Necessidades de Saúde Especiais, independentemente das suas limitações, no sentido de melhorar a qualidade e bem estar de vida; Apoiar e contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos, jovens, mas também dos pais/cuidadores, dando resposta em diversas áreas; estabelecer ações de comunicação que informem e capacitem os famalicences para um crescer e aprender em equidade e garantir o acesso a serviços e diversas terapêuticas.

 
 

O espaço é constituido por vários espaços como salas de intervenção terapêutica e especializada: sala snoezelen  e sala de integração sensorial: apetrechadas com equipamentos e materiais que estimulem os sentidos visual, auditivo, olfativo, tátil, propriocetivo e vestibular. Sala multiusos para dinamizar atividades na sala de forma a que as crianças e jovens que promovam as suas competências percetivas, motoras, sensoriais e comunicativas. Sala arterapia para dinamizar atividades na sala de forma a que as crianças e que promovam as suas competências cognitivas, sensoriais e comunicativas, além da regulação do comportamento, relaxamento muscular e mental, bem-estar, alívio da dor, autoconfiança e autoestima relacionadas com a expressão artística como a música e a dança. Gabinetes técnicos e multidisciplinares (Saúde/Terapia da Fala/Terapia Ocupacional, Psicologia, Mediação Familiar, Intervenção socioeducativa).

O espaço destina-se a crianças e jovens a frequentar a rede escolar e solidária do Município que necessitem de medidas de suporte à aprendizagem: universais, seletivas e adicionais;  Crianças acompanhadas e referenciadas para a intervenção da Equipa Local de Intervenção (ELI); Jovens e adultos que frequentam as instituições do concelho no âmbito da Deficiência;

 
 

Comentários

comentários

Você pode gostar...