Póvoa de Lanhoso assinala Dia Nacional do Cuidador Informal 

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove, no próximo dia 10 de novembro, um encontro designado “Juntos a Cuidar”, que pretende promover a partilha de experiências e de informações importantes para cuidadores/as informais.

 

Através desta iniciativa (que se destina, para além das pessoas cuidadoras informais, a representantes de IPSS’s e pessoal técnico com atuação ao nível da Intervenção Social), a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso também pretende assinalar o Dia Nacional do Cuidador Informal (5 de novembro).

 
 

O Centro Interpretativo Maria da Fonte é o local escolhido para este evento. Com o acolhimento agendado para as 9h45, a iniciativa “Juntos a Cuidar” propõe, para as 10h00, a sessão de abertura com a intervenção da Vice-Presidente e Vereadora da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira.

Segue-se uma dinâmica do grupo de cuidadoras informais integradas no Grupo de Ajuda Mútua, resposta dinamizada pelo Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal da Autarquia Povoense.

 
 

Pelas 11h00, representantes da Segurança Social irão abordar o Estatuto do Cuidador Informal; seguindo-se a participação da Equipa de Cuidados Continuados Integrados do Centro de Saúde da Unidade da Póvoa de Lanhoso. Por fim, realiza-se um debate e o encerramento.

Através do Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal, localizado na Casa da Botica, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso dinamiza um Grupo de Ajuda Mútua, uma resposta subsequente à participação no grupo psicoeducativo. Para além disto, o Gabinete de Apoio ao Cuidador Informal proporciona um atendimento individualizado e um acompanhamento adequado a cada situação de vida bem como ao nível da prevenção da exaustão mental do/a cuidador/a informal.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...