Póvoa de Lanhoso avança com “Casa do Livro”
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso vai avançar com a criação da “Casa do Livro” num edifício a reabilitar, localizado no centro urbano da vila. O procedimento concursal já se encontra a decorrer.
A “Casa do Livro” vai ser instalada no Largo António Lopes, na correnteza de outros edifícios emblemáticos como são o Theatro Club e o Centro Interpretativo Maria da Fonte, que, com outros dois edifícios privados, materializam a aresta norte do triângulo que é este Largo.
A operação aprovada visa, pela reabilitação integral do edifício, criar um novo espaço cultural para a população, designado “Casa do Livro”. Este é um local pensado para aproximar o livro do leitor, incentivar à prática da leitura, atrair a comunidade para um espaço de informação e conhecimento e, por fim, desfazer o estigma de que o livro físico já está ultrapassado.
Além da criação de um novo espaço com atividades de incentivo ao hábito de ler, através de oficinas literárias e ciclos de leitura, que apresentam os livros como fonte de lazer e reflexão, projetou-se também a realização de atividades atraentes à comunidade.
Prevê-se que a execução dos trabalhos termine em dezembro de 2021. Esta operação tem associado um investimento total de 489.424,58€ e conta com um apoio do FEDER de 416.010,89€, através do Programa Operacional Regional NORTE 2020, que corresponde a uma taxa de comparticipação de 85% do valor do investimento elegível aprovado.