Póvoa de Lanhoso continua a refletir sobre envelhecimento através da Assembleia Senior
Os Paços do Concelho da Póvoa de Lanhoso acolheram, a 26 de outubro, a II Assembleia Senior, que permitiu apresentar publicamente os resultados do trabalho do Provedor do Idoso e continuar a refletir sobre as diferentes problemáticas que enfrentam as pessoas com mais idade.
A Vice-Presidente da Câmara Municipal, Fátima Moreira, felicitou a participação e disponibilidade das pessoas presentes para partilharem as suas preocupações e para, juntamente com a Autarquia, contribuírem para a resolução dos problemas identificados.
“É muito bom que tenham esta disponibilidade para integrar a Assembleia Senior, estarem aqui e dizerem o que sentem, com frontalidade e sem receios. Agradecemos a vossa participação e disponibilidade para cá estarem, sendo certo que o nosso compromisso é ir de encontro às vossas preocupações e fazer sempre o melhor”, referiu, de entre outras considerações, a responsável pela tutela do Pelouro dos Seniores.
Na mesma oportunidade, Fátima Moreira agradeceu ainda ao Provedor do Idoso, Álvaro Oliveira, pelo trabalho desenvolvido, sendo que, em fevereiro de 2024, este termina as respetivas funções. “Por parte da Câmara Municipal, só lhe podemos agradecer pelo trabalho que desenvolveu nestes dois mandatos, pela boa vontade que sempre teve e pelo seu altruísmo. É reconhecido por todos e todas nós que realizou um trabalho muito meritório”, salientou a representante da Câmara Municipal, no momento em que entregou uma figura da Maria da Fonte ao Provedor do Idoso.
A Assembleia Sénior é um órgão de representação e auscultação das pessoas idosas e de interlocução e procura de soluções compartilhadas. O Provedor do Idoso, que conduziu a reunião, começou por informar as pessoas presentes dos resultados produzidos na sequência da Carta de Sugestões resultante da primeira Assembleia Senior, que elencava as necessidades identificadas por este órgão na sua reunião de constituição. Melhorar a segurança em alguns pontos específicos de algumas freguesias; reduzir o preço do passe nos transportes públicos para circular dentro do concelho para pessoas portadoras do Cartão Sénior; promover a melhoria de condições em alguns Centros de Convívio assim como alargar a rede concelhia; e preparar estratégias de combate ao isolamento para pessoas idosas sem suporte social ou familiar, foram os domínios nos quais se concretizaram, ou se encontram em preparação, respostas às solicitações. Num segundo momento, o Álvaro Oliveira devolveu a voz às pessoas presentes que se pronunciaram, elencando outros contributos que irão resultar em nova Carta de Sugestões.