Quantcast
 
 

Póvoa de Lanhoso implementa Conselho Consultivo das Crianças

Os Paços do Concelho da Póvoa de Lanhoso acolheram a primeira reunião do Conselho Consultivo das Crianças, no passado dia 27 de janeiro. A sessão foi marcada pela tomada de posse dos/as respetivos/as membros. 

 

Este é um órgão consultivo, que visa garantir que as crianças têm voz ativa nas decisões do Município sobre matérias que lhes dizem respeito. Por isso mesmo, estas foram recebidas pela Vice-Presidente e Vereadora da Educação da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira. “Queremos ouvir as vossas opiniões, refletir sobre elas e que vocês nos ajudem a construir um concelho mais amigo de todas as pessoas, mas onde vocês participem e sejam felizes”, destacou, de entre outros aspetos, esta responsável.

 
 

Na ocasião foram proporcionadas dinâmicas destinadas a auscultar os/as Conselheiros/as a respeito do Projeto “1, 2, 3 Vamos Brincar outra vez”, que visa a promoção do brincar livre no contexto escolar. De entre os contributos que as crianças apresentaram com vista a melhorar as condições de brincadeira nas suas escolas, conta-se, por exemplo, a colocação de caixas de areia, a instalação de jogos de matraquilhos, de baloiços, de uma parede de escalada e de um mini slide, bem como mais segurança nos espaços de brincar e nas imediações das escolas, mais espaços verdes e mais tempo para brincar.

O Conselho tem um papel consultivo e pretende emitir parecer sobre decisões e projetos municipais que impactam a vida das crianças da Póvoa de Lanhoso; sensibilizar os/as decisores/as políticos/as para as necessidades e preocupações das crianças da Póvoa de Lanhoso; e fomentar uma cultura de participação cívica e democrática desde a infância.

 
 

O número total de membros será de 20 crianças, do primeiro e do segundo ciclos do Agrupamento de Escolas Gonçalo Sampaio e do Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso.

A criação deste Conselho Consultivo integra a medida do Projeto Educativo Local de reconhecer o papel da educação como instrumento decisivo para o aumento da participação cívica, apoiando projetos que a promovam, bem como concretiza o objetivo operacional: Assegurar a participação das crianças nos processos de formulação de políticas públicas e de decisão em domínios que lhes digam diretamente respeito do eixo da Participação do Plano Anual de Ação da Estratégia Local para os Direitos das Crianças, integrada no Programa Cidades Amigas das Crianças.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não