Póvoa de Lanhoso organiza as I Jornadas Sociais
A Póvoa de Lanhoso vai organizar as I Jornadas Sociais que estão agendadas para o período de 15 a 18 de Maio, inseridas no ambicioso programa do Maio Social, a decorrer desde o início do mês e que termina apenas a 31 de Maio, Dia Mundial para a Diversidade Cultural, Diálogo e Desenvolvimento.
O objetivo destas Jornadas é provocar reflexão que conduza à consciencialização dos vários atores sociais para o Desenvolvimento Social e para a importância que estes detêm junto do Poder Local e da comunidade.
O primeiro dia será dedicado à Família, com painéis que se irão debruçar sobre o papel da família na atualidade e sobre políticas de concertação familiar, sendo ainda colocado enfoque na partilha de boas práticas de vários agentes que intervêm nesta área, quer a nível concelhio, quer distrital. Foram convidadas a participar técnicos/as de instituições que trabalham na promoção da qualidade de vida das famílias e na gestão de conflitos.
Tendo decorrido um ano desde que a Câmara Municipal assumiu a coordenação do NLI (Núcleo Local de Inserção) – no âmbito do processo de transferências de competências na área social – torna-se pertinente a realização de um balanço que analise o modo como todo o processo foi conduzido e o trabalho que o NLI está a desenvolver no concelho.
Este procedimento será efetuado conjuntamente com a Segurança Social de Braga e será, também, o momento para o NLI apresentar os resultados referentes a 2022 e o Plano de Ação de 2023. Estes são os pontos agendados para a manhã do dia 16 de Maio.
`”Migrações: Quo Vadis?” é o tema dos debates que terão lugar no dia 17. Este novo fenómeno carece de enquadramento de fluxos migratórios, assim como de uma atenta análise da sua repercussão no contexto local.
Ainda neste dia, pelas 18h00, a Câmara Municipal irá apresentar ao tecido empresarial da área da construção civil o projeto pioneiro designado “Empresa Solidária“, no âmbito da Responsabilidade Social.
(In) Capacidades foi o tema escolhido pelo NLI para refletir, em conjunto com as instituições locais que trabalham as incapacidades e que visam promover a integração dos seus utentes, através de estratégias ajustadas às necessidades de cada um.
Neste dia também está prevista a apresentação de um projeto de Integração profissional no âmbito das incapacidades: “Projeto Valor In, valorizar Integrando”. Este é um projeto que pretende dar respostas a pessoas com deficiência e/ou doença mental e propiciar o acesso a um nível de qualificação e capacitação que facilite a possibilidade da sua possível posterior integração no mercado de trabalho.