Póvoa de Lanhoso promove XII Semana Municipal para a Igualdade e Não Discriminação

“Fomentar a Igualdade, promovendo a Inclusão” é o mote da XII Semana Municipal para a Igualdade e Não Discriminação (SMIND), que decorre, na Póvoa de Lanhoso, entre 19 e 25 de novembro.

 

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promove esta Semana, desta vez, colocando o foco num tema tão premente como os desafios que se colocam à Inclusão para que a Igualdade seja efetiva.

 
 

O VII Café Concerto Inclusivo, a inauguração de uma placa inclusiva na estátua da Maria da Fonte, o Seminário “Percursos de inclusão”, um workshop de braille e atividades para crianças e jovens são algumas das propostas da décima segunda edição, que mantém a realização de uma marcha solidária.

Disseminar informação e sensibilizar os diferentes públicos para a Igualdade e a Inclusão; promover a partilha de experiências; incentivar o desenvolvimento de empatia são alguns dos objetivos da SMIND, que se destina a um público vasto e diversificado.

 
 

O programa arranca no dia 19 de novembro, Dia Internacional do Homem, com a peça de teatro “À Mesa” apresentada por Nélson Monforte. O início está marcado para as 21h45, no Theatro Club.

No dia 20 de novembro, Dia dos Direitos Internacionais da Criança, são duas as propostas: o descerrar de uma placa inclusiva na estátua da Maria da Fonte (em Fontarcada), pelas 14h30; e o VII Café Concerto Inclusivo, pelas 15h00, no Auditório da Paróquia de Fontarcada.

 

O Seminário “Percursos de inclusão” é a proposta para o dia 21 de novembro, com início pelas 9h15, no Centro Interpretativo Maria da Fonte.

Nos dias 22 e 23 de novembro, pelas 9h00, numa alusão ao Dia pelo Fim da Impunidade, a proposta direciona-se para as crianças do 2º ano do 1º ciclo, através da atividade “Calçando os sapatos dos outros/as – comunicando com as mãos e as pontas dos dedos”.

 

No dia 24 de novembro, Dia Nacional da Cultura Científica, pelas 9h00, a atividade “Sê a mudança que queres ser no mundo” direciona-se para estudantes do 10.º ano do ensino secundário, vertente profissional. Já na sede da Associação de Apoio aos Deficientes Visuais do Distrito de Braga começa, pelas 10h00, um workshop de braille.

Esta Semana encerra a 25 de novembro, Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres. Assim, pelas 10h30, o Tin.Bra apresenta a peça de teatro “Mulheres”, no Cine-Fórum dos Bombeiros. No final, arranca a marcha solidária para com as vítimas de violência doméstica e femicídios, em especial aquelas que têm algum grau de deficiência. O destino é a Casa da Botica, na Vila sede de concelho, onde será colocada uma faixa preta (numa associação à iniciativa da UMAR – Braga).

De lembrar que é reconhecido o trabalho que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso tem realizado ao nível da Igualdade, sobretudo através do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades. Para além do sucesso do Encontro Internacional de Partilha de Boas Práticas – TeamBuilding da Igualdade, promovido em setembro, a Autarquia Povoense recebeu, no dia 20 de outubro, o Prémio Viver em Igualdade, atribuído pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...