Póvoa de Lanhoso promoveu abordagem sobre o conflito na Ucrânia junto de crianças
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, através do SIGO – Serviço para a Promoção da Igualdade de Género e de Oportunidades, promoveu uma sessão sobre o conflito militar na Ucrânia, integrando-a no âmbito do projeto “Igualdade, Cidadania e Direitos Humanos”.
A realização desta sessão junto das crianças da sala dos 5 anos do Jardim de Infância de S. Gonçalo, solicitada pelos Serviços da Infância da Santa Casa da Misericórdia da Póvoa de Lanhoso, reflete o impacto que este conflito está a ter junto das crianças, que demonstraram um grande sentimento de empatia perante as atrocidades que as suas semelhantes vivem.
Numa intervenção muito cuidada, foram explicadas às crianças as razões que estão na base deste conflito, salientando-se que a guerra é um ato violento que deve ser evitado, dando lugar ao diálogo e entendimento comuns. O assunto relacionado com as pessoas refugiadas foi também abordado, para que elas possam estar mais recetivas e acolhedoras a pessoas oriundas de outras culturas e países que vão chegando também ao nosso Concelho.
No final, foi deixado ao critério de todas as crianças a realização de um desenho ou a possibilidade de deixar uma mensagem do que sentiam.
Eis algumas das mensagens livremente ditas por crianças com 5 anos de idade: “Eu quero que o presidente da Rússia não mande matar as crianças”; “Eu quero que o Presidente da Rússia pare esta guerra”; ou “O presidente da Rússia tem que ir a Ucrânia conversar”. E os desenhos também falam.