Quantcast
 
 

Precisa de fazer um teste rápido à covid-19?Em Vieira do Minho só na farmácia de Ruivães

Um total de 201 farmácias de Portugal continental( lista está em constante atualização) estão a realizar testes rápidos de antigénio à covid-19, no âmbito do regime que prevê a sua comparticipação a 100% pelo Estado num máximo de quatro testes por mês.

 
Farmácia de Ruivães

De acordo com o Infarmed, no distrito de Braga estão disponíveis 29 farmácias, onde é possível realizar o teste comparticipado de despiste do vírus SARS-CoV-2 em 11.

 
 

Em Vieira do Minho, das 4 farmácias existentes no concelho, só a farmácia de Ruivães é que realiza estes testes comparticipados.
Segundo o Dr. Paulo Carvalho, da farmácia de Ruivães, “até ao momento tem tido uma grande procura por parte da população do Concelho de Vieira do Minho a realização destes testes na farmácia de Ruivães”, e deixa um apelo para que as pessoas agendem o seu teste através de e-mail (farmaciaruivaes@gmail.com) ou pelo telefone ( 253658131) de forma a evitar períodos de espera.

Desde o dia 1 de julho que é possível realizar testes rápidos de antigénio (TRAg) gratuitos. A medida estabelece um regime excecional e temporário de comparticipação de TRAg de uso profissional e prolonga-se pelo prazo de um mês, eventualmente renovável, com o objetivo de intensificar a utilização dos testes para deteção do SARS-CoV-2 por parte da população, e contribuir para reforçar o controlo da pandemia de COVID-19.

 
 

A Portaria n.º 138-B/2021 estabelece ainda que cada utente poderá fazer até quatro testes gratuitos por mês, não se aplicando aos utentes que têm o certificado de vacinação (que ateste o esquema vacinal completo) ou o certificado de recuperação( que estiveram infetados), nem aos menores de 12 anos. O diploma estabelece o valor de dez euros como preço máximo para efeitos de comparticipação.

Os testes apenas poderão ter lugar nas farmácias de oficina e laboratórios de patologia clínica ou análises clínicas devidamente autorizadas pela Entidade Reguladora de Saúde. Pode consultar aqui a listagem de farmácias de oficina que realizam testes rápidos de antigénio (TRAg) de uso profissional.

 

O plano de promoção da operacionalização da estratégia de testagem em Portugal pretende contribuir para o controlo da epidemia da COVID-19 no País, através da promoção da testagem para SARS-CoV-2, sobretudo na identificação precoce de casos assintomáticos de forma ativa, como resultado de uma testagem intensificada e dirigida, complementada com a criação de todas as oportunidades de testagem, com o envolvimento interinstitucional.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não