Quantcast
 
 

Presidente da Câmara Municipal de Esposende inaugurou requalificação do Centro Paroquial de S. Bartolomeu do Mar 

Benjamim Pereira anunciou novos investimentos no território concelhio

 

O Presidente da Câmara Municipal de Esposende, Benjamim Pereira, presidiu à cerimónia de inauguração das obras de requalificação do Centro Paroquial de S. Bartolomeu do Mar, para as quais o Município contribuiu com 100 mil euros.

 
 

Numa altura em que se prepara para dar início a um périplo de visitas às freguesias do concelho, para aferir no terreno os projetos em curso e avaliar as necessidades das populações, Benjamim Pereira avançou em Mar a concretização de um conjunto de investimentos que se juntam a outros concretizados recentemente, nomeadamente o apoio à obra hoje inaugurada, à requalificação do Pavilhão do Centro Social de Mar e da Rua Adfora.

Em resposta aos responsáveis da Junta da União das Freguesias de Belinho e Mar, o autarca assegurou que o Município está disponível para concretizar a tão ambicionada intervenção de ligação do adro da Igreja ao Centro Paroquial, criando o exigido e necessário estacionamento, cuja carência se faz sentir com particular incidência por ocasião da romaria de S. Bartolomeu do Mar.

 
 

Benjamim Pereira garantiu também que será concretizada a obra de alargamento do cemitério e a requalificação da sede dos escuteiros e anunciou que o Município está ainda empenhado na concretização do projeto da ecovia litoral. Neste sentido, afiançou que, caso não consiga obter financiamento para a execução do troço em falta, entre Antas e Rio de Moinhos, em Marinhas, a Câmara Municipal concretizará, com recursos próprios, o percurso da ecovia entre Mar e Rio de Moinhos, e aproveitou para apelar à colaboração dos proprietários dos terrenos atravessados pelo trajeto. Em sintonia com o executivo da União das Freguesias de Belinho e Mar, o Presidente da Câmara Municipal realçou a importância da criação da ligação rodoviária da Estrada Nacional 13 à Estrada Real, considerando que configura uma “via estruturante”, pelo que o Município se empenhará também na sua concretização.

Assinalando que “Esposende é um Município em forte desenvolvimento”, Benjamim Pereira referiu que, a par destas intervenções, há projetos transversais a todo o concelho e, por conseguinte, que beneficiam toda a população, como é o caso dos centros de saúde e da Escola Secundária Henrique Medina que serão alvo de forte investimento proximamente. Apontou, ainda, a concretização do ensino superior em Esposende (IPCA) e os projetos previstos para o Forte de S, João Baptista e para a Estação Radionaval de Apúlia como determinantes, impulsionando o desenvolvimento e engrandecimento do território concelhio. Uma estratégia alinhada com o cumprimento das metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

 

Relativamente à requalificação do Centro Paroquial, Benjamim Pereira expressou orgulho pela obra concretizada e pelas sinergias criadas em torno do projeto, notando que representa “um exercício de colaboração entre todos para o bem comum”. Neste sentido deixou palavras de reconhecimento a todos quantos tornaram possível a sua concretização, particularmente aos membros da Comissão de Obras e do Conselho Económico e Paroquial, liderado pelo Pároco Domingos Sampaio Viana. Manifestou particular agrado pelo facto de ter sido dada nota pública de todo o investimento realizado, das receitas às despesas, reflexo do rigor da boa gestão que tanto aprecia, como tem amplamente propalado. O autarca saudou ainda as opções técnicas da obra e, neste particular, felicitou a intervenção e trabalho de Carlos Lima, representante de Mar na Junta da União das Freguesias de Belinho e Mar e do Conselho Económico e Paroquial de S. Bartolomeu do Mar.

O Presidente da Junta da União das Freguesias de Belinho e Mar, Manuel Abreu, expressou satisfação pela melhoria concretizada, um edifício “indispensável” para a comunidade de Mar, e felicitou a Paróquia pela iniciativa de avançar com as obras, saudando também o Município pela ajuda financeira que disponibilizou. “Que todos se sintam orgulhosos do trabalho que aqui foi feito”, rematou.

 

Na mesma linha, o Pároco Domingos Sampaio Viana agradeceu ao Município o apoio concedido e a colaboração da Junta da União das Freguesias de Belinho e Mar, particularmente a Carlos Lima, que desenvolveu o projeto de requalificação do edifício, cuja construção remonta a 1974, e que “foi o motor e a alma” das obras. Agradeceu ainda o empenho e entrega da Comissão de Obras, que tornaram possível a concretização da empreitada, cujo custo final rondou os 250 mil euros.

Carlos Lima falou num projeto “moroso e exigente” que visou dotar o edifício de condições para funcionamento da catequese e de outros grupos da Paróquia. Detalhou os trabalhos efetuados e os custos da intervenção e afirmou que “o Centro Paroquial é de todos e para todos”. Discreto, mas dinâmico, aproveitou a oportunidade para lembrar a Benjamim Pereira a premência da concretização do projeto de ligação do adro ao Centro Paroquial, “imprescindível para resolver os problemas de estacionamento”.

 

Comentários

comentários

You may also like...

Deseja ativar as notificações Sim Não