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Presidente do Politécnico de Viana do Castelo destaca a importância de se colocar o conhecimento ao serviço do desenvolvimento do território

Evento que decorreu em Viana do Castelo juntou investigadores de diversas instituições e apresentou as conclusões do projeto que se desenvolveu em plena pandemia

 

Investigadores e profissionais da área do Turismo Outdoor juntaram-se, na tarde de ontem, no auditório do Castelo de Santiago da Barra, em Viana do Castelo, para fazer um balanço do trabalho realizado no âmbito do projeto Turnout – Desenvolvimento do Turismo Outdoor da Região Norte de Portugal. Os envolvidos são unânimes ao destacar a importância do trabalho em rede e multidisciplinar, fundamental para encontrar experiências diferenciadoras para responder às expetativas da procura, cada vez mais direcionada para uma abordagem sustentável.

 
 

O projeto Turnout – Desenvolvimento do Turismo Outdoor da Região Norte de Portugal está a ser desenvolvido por docentes e investigadores do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e do Instituto Politécnico do Porto, em colaboração com o Turismo do Porto e Norte de Portugal, Entidade Regional, em representação do Consórcio Norte Natural – Turismo de Natureza da Região Norte. Avaliar as condições para o desenvolvimento do Turismo Exterior na região norte de Portugal e contribuir para a valorização dos recursos e equipamentos associados, proporcionando as melhores condições para o desenvolvimento sustentável de produtos e atividades turísticas competitivas são os objetivos deste projeto.

O seminário, que se realizou no âmbito do projeto, contou com a participação de académicos, investigadores e profissionais que partilharam conhecimentos técnico-científicos ligados ao desenvolvimento e dinâmicas do Turismo Outdoor. 

 
 

Na sessão de abertura, o presidente do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, assumiu que “este é um projeto de interesse que valoriza os potenciais regionais”. Evidenciando a rede criada entre parceiros, Carlos Rodrigues aplaudiu a forma como se “está a colocar o conhecimento e o saber ao serviço da sustentabilidade deste território, criando valor”.

A importância de valorizar as pessoas e as instituições envolvidas no projeto também mereceu destaque. “Juntos seremos e conseguiremos criar muito mais. Esta rede multidisciplinar cria valor e traz mais-valias para o projeto, sendo que de outra forma não teríamos os resultados que já temos”, assegurou.

 

O presidente do Politécnico de Viana do Castelo, Carlos Rodrigues, aproveitou ainda para felicitar os responsáveis do projeto pela “quantidade relevante” de publicações e eventos realizados com base no trabalho feito e que foi já “avaliado e reconhecido pelos pares”. Carlos Rodrigues enalteceu ainda o envolvimento ativo dos estudantes no projeto.

Também presente na sessão de abertura do seminário, o presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, começou por evidenciar a importância do sector turístico que é “um ativo que o território tem a obrigação de cuidar mais e melhor”. Luís Nobre deixou o desafio: “Precisamos estar todos empenhados para, em conjunto e em lógica de rede e de partilha de conhecimentos, termos uma atitude colaborativa para acrescentar valor para que os territórios possam ser mais competitivos”. A pandemia, sublinhou Luís Nobre, “obrigou a parar e trouxe uma complexidade muito grande na retoma, mas também trouxe desafios e novas oportunidades”. Cada território está a ser objeto de transformação e, de acordo com o presidente, temos que “estar preparados”. “Temos que criar condições físicas, mas também capacitar os nossos agentes para que apresentem ofertas com pormenores e detalhes que se diferenciem, apostando em territórios atrativos e onde os elementos naturais sejam potenciados”. A par do território qualificado e da oferta de qualidade há, ainda nas palavras do autarca, a necessidade de apostar na capacitação das pessoas. “Para oferecermos serviços de qualidade é preciso termos as pessoas capacitadas e motivadas para assim fazer a diferença e dar o pormenor que marca o visitante”.

 

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