Projecto ‘Raposa Chama’ sensibiliza os alunos para a temática dos incêndios rurais
O projecto ‘Raposa Chama’ esteve presente na escola EB2/3 Francisco Sanches de forma a sensibilizar os alunos sobre a importância da floresta e a prevenção de incêndios rurais. Com a presença da Raposa e da Cigarra da banda da Raposa, foram desenvolvidas acções de informação sobre as medidas de autoprotecção, alertando para as obrigações dos proprietários de terrenos florestais junto a habitações.
Nesta sessão foi ainda entregue o prémio de frase vencedora do Passatempo Raposa Chama ao Zé Pedro, aluno desta escola, numa iniciativa que contou com a presença de Cristina Azurara, coordenadora da Região Norte da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais, e de Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga.
O projecto ‘Raposa Chama’ pretende ser um apelo à acção das crianças, desafiando-as a serem embaixadoras desta causa – Portugal protegido de incêndios rurais graves. Trata-se de um movimento colectivo e inclusivo, desenhado para chegar a todas as crianças, entre os 5 e os 12 anos, através da escola, dos professores, da família e de toda a comunidade.
O grande objectivo é sensibilizar e educar as crianças de hoje que serão os futuros decisores de amanhã sobre os comportamentos de risco de incêndio, acreditando que no presente, podem ter o papel crucial de educar também os adultos, principalmente através da sua rede familiar.
O projecto, lançado em 2021, decorre da campanha nacional ‘Portugal Chama. Por Si. Por Todos.’, lançada em 2019, e conta com a chancela da República Portuguesa.