Projeto das Hortas Comunitárias retoma sessões de formação na Póvoa de Lanhoso
A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso já retomou as sessões de formação sobre agricultura biológica, a decorrer no âmbito do projeto das Hortas Comunitárias.
Com a aproximação do Outono (época das colheitas das suas hortícolas e frutas), é também a altura de preparar o terreno e de começar a planear a instalação de novas culturas nas hortas. Para auxiliar, o Município da Póvoa de Lanhoso, através dos serviços do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos, já retomou as formações semanais, estando previsto o seguinte calendário e temas: dia 13 de setembro – Fertilização orgânica da Horta; dia 19 de setembro – Compostagem (vermicompostagem); dia 26 de setembro – Atração de espécies auxiliares para combater pragas na Horta; dia 10 de outubro – Colheita e conservação dos produtos da Horta; dia 17 de outubro – Plano de sementeira/plantação e manutenção da Horta nas quatro estações.
As formações decorrem às 18h00, nas instalações do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos. A participação é gratuita, mas deverá ser realizada uma inscrição para centro.ambiental@mun-planhoso.pt.
Dinamizado pela Câmara Municipal, o projeto das Hortas Comunitárias engloba a disponibilização gratuita de terreno para cultivo, a utilização partilhada de utensílios e o fornecimento de água para rega, mas também abrange a possibilidade de as pessoas interessadas beneficiarem de formação. Existem ainda talhões disponíveis para cedência. Estes localizam-se nas imediações do Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos e podem candidatar-se famílias e entidades Povoenses.