PS abandona Assembleia Municipal de Vieira do Minho em protesto
Na passada sexta-feira, dia 24 de junho, realizou-se mais uma assembleia municipal do Município de Vieira do Minho, onde estiveram vários pontos em discussão.
No ponto nº 16.- “Proposta de novo Regimento da Assembleia Municipal da Comissão de revisão do Regimento da Assembleia Municipal”, os membros eleitos pelo Partido Socialista ausentaram-se da sala aquando da votação deste ponto, por entenderem que o novo regimento vem limitar ainda mais o tempo da oposição “transformando a Assembleia Municipal num espaço em que a oposição quase não tem voz.”
O Partido Socialista em comunicado enviado à nossa redação, afirma que “fez uma proposta para que fosse adiada a votação do novo regimento para que a Comissão nomeada para o efeito pudesse continuar o trabalho na tentativa de encontrar o consenso desejado. Tal pretensão foi chumbada pela bancada da maioria que decidiu impor a sua vontade.”
O Partido Socialista entende que este novo regimento “torna a “maioria artificialmente maior” do que a sua verdadeira representatividade expressa nas urnas, para a Assembleia Municipal. O PSD teve 54,7% dos votos nas eleições para a Assembleia Municipal e apodera-se de 68% do tempo para uso da palavra. Se a isso acrescentarmos o tempo dado para o Presidente da Câmara que também foi eleito pelo PSD, o Partido Socialista fica apenas com 16% do tempo de intervenção.”
Após a saída dos eleitos pelo Partido Socialista, a Assembleia Municipal esteve em “stand by” alguns minutos, retomando de seguida os trabalhos.