Quantcast
 
 

PS aumentou 52% o financiamento aos bombeiros e prevê 122M€ no próximo quadro comunitário PT2030 para infraestruturas e viaturas

O cabeça de lista do Partido Socialista pelo Círculo Eleitoral de Braga, José Luís Carneiro, reuniu com o Comando Distrital dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos. Acompanharam José Luís Carneiro os também candidatos socialistas Palmira Maciel, Pedro Sousa, Irene Costa, Vânia Cruz e Nuno Martins, a deputada Anabela Real, a Presidente da Concelhia de Barcelos da JS Isabel Costa e Catarina Duarte, coordenadora concelhia das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direitos de Barcelos.

 

Foi reconhecido, pelos bombeiros, o trabalho desenvolvido pelo Partido Socialista que, desde 2015 e até 2023, se materializou no distrito de Braga no aumento de 52% no financiamento permanente das Associações Humanitárias de Bombeiros, que diz respeito ao valor que recebem anualmente por força do Orçamento do Estado.

 
 

A governação socialista realizou um esforço evidente para o crescimento das equipas de intervenção permanente. São, neste momento, 50 as equipas autorizadas e financiadas pelo governo e pelos municípios em partes iguais, nas diferentes corporações do distrito, representando um esforço para a profissionalização dos bombeiros e para a garantia do socorro às populações.

Está ainda previsto por parte do governo socialista uma importante verba de 122M€ no próximo quadro comunitário PT2030 para infraestruturas e viaturas, uma das ambições das corporações.

 
 

José Luís Carneiro referiu ainda que na próxima legislatura o PS “pretende implementar um projeto piloto de agrupamento de corpos de bombeiros, à escala das entidades intermunicipais, melhorando o desempenho operacional e a gestão eficiente dos recursos, através de contratos programa e indicadores de desempenho” e “continuar a promover a profissionalização dos quadros de comando dos corpos de bombeiros, dando resposta às novas exigências das funções e capacitando estes elementos para as competências e responsabilidades inerentes aos cargos que ocupam”.

No Plano de Ação para Portugal Inteiro do PS está ainda prevista a revisão das carreiras de bombeiros, procurando implementar uma carreira única com desenvolvimento paralelo pela via profissional e pela do voluntariado, promovendo a profissionalização, qualificação e valorização da atividade.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...