Rede de trilhos consolida aposta estratégica no turismo de natureza
Consolidando a aposta estratégica no turismo de natureza para o desenvolvimento sustentável do território, o Município de Vila Verde abriu hoje a rede dos Trilhos da Nóbrega, num desafio para a valorização do vasto património natural e paisagístico que marca o contexto do mundo rural no norte do concelho.
Mais de centena e meia de pessoas participaram numa caminhada inaugural de nove quilómetros, que atravessou alguns dos locais mais emblemáticos dos trilhos, serpenteando entre vales e aldeias típicas ao longo das encostas de Mixões da Serra e das terras da Nóbrega.
“Estes trilhos são uma oportunidade para as pessoas conhecerem, apreciarem e usufruírem das paisagens deslumbrantes que temos neste território magnífico”, apontou a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, no arranque para a caminhada entre o parque de campismo de Aboim da Nóbrega e o alto de Santo António Mixões da Serra.
A autarca salientou o potencial impacto da valorização do património natural e do mundo rural para a coesão social, económica e territorial, justificando “o investimento na estruturação e no ordenamento da gestão integrada de um turismo verdadeiramente sustentável”.
Júlia Fernandes defendeu que os trilhos vêm garantir “uma oferta segura, sustentável e apelativa”, para que a população local e o crescente número de visitantes e turistas possam “experienciar o produto ‘turismo de natureza’ em ótimas condições de segurança e comodidade, assegurando simultaneamente a preservação do equilíbrio ambiental e paisagístico”.
O conjunto dos três percursos dos Trilhos da Nóbrega totalizam mais de 38 quilómetros por zonas rurais e serranas. Os percursos incluem zonas de descanso, miradouros, mobiliário de apoio (mesas e bancos), sinalética e painéis informativos e interpretativos.
Financiado pelo programa de valorização económica de recursos endógenos PROVERE, no âmbito do Norte2020, o investimento dos Trilhos da Nóbrega pretende contribuir para a sustentabilidade das aldeias do norte do concelho de Vila Verde, valorizando os produtos endógenos e os recursos naturais em espaços de baixa densidade.
A intervenção nos percursos dos trilhos em causa representou um investimento na ordem dos 95 mil euros, beneficiando de uma comparticipação de 85% por fundos comunitários. O projeto vai ao encontro da estratégia definida pelo consórcio MINHO IN e pelo Município de Vila Verde para a valorização e o desenvolvimento sustentável do território.
Desta rede faz parte o Trilho de Aboim da Nóbrega, com 12.156 metros e com passagem pelos lugares de Cabo, Fonte Mulhe, Casais de Vide, Lameiras e Aboim.
O Trilho do Fojo do Lobo e Nascente do Vade tem 13.095 m, integrando os lugares de Lameiras, Bemposta, Ameixoeira, Gondomar, Bezeguimbra e Póvoa Dura.
O Trilho de Mixões da Serra – Valdreu, com 13.035 metros, prolonga-se pelos lugares de Mixões, Casal (Uveiras), Bezeguimbra e Posto Maior.