Relatório para a estratégia marítima europeia aprovado por larga maioria
Foi aprovado em plenário no Parlamento Europeu, com larga maioria – 664 votos a favor, 8 contra e 21 abstenções – o relatório sobre a Nova Abordagem da Estratégia Marítima para a Região Atlântica, do qual Isabel Carvalhais foi relatora pelos socialistas europeus.
“Foi com muito apreço e satisfação que vi as minhas propostas de melhoria à comunicação da Comissão Europeia serem aprovadas”, declarou a deputada portuguesa.
A carência de atenção a diversas áreas relevantes para o desenvolvimento sustentável da Economia Azul, como é o caso das pescas e da aquacultura e do turismo sustentável; a necessidade de dar especial atenção às regiões ultraperiféricas do atlântico; o apoio à proposta de criação de uma macrorregião atlântica, são outras questões em destaque no relatório.
Neste particular, Isabel Carvalhais realça que esta macrorregião permitiria “melhorar a coordenação da utilização dos fundos europeus, impulsionando projetos ambiciosos” além de “reforçar a inclusão das autoridades regionais e o papel das Regiões Ultraperiféricas (RUP), privilegiando as sinergias entre a dimensão marítima e a coesão económica, social e territorial”.