Renovação geracional nas explorações agrícolas da UE
O Parlamento Europeu acaba de adotar uma resolução sobre a renovação geracional das futuras explorações agrícolas da UE, amplamente considerada como um dos maiores desafios da agricultura europeia. O relatório da deputada Isabel Carvalhais expressa o apoio aos jovens agricultores e o reconhecimento da sua relevância absoluta no combate às alterações climáticas, à perda de biodiversidade, ao despovoamento e às ameaças à segurança alimentar.
Isabel Carvalhais, relatora para a renovação geracional nas explorações agrícolas do futuro na UE, afirma:
“Esta resolução pode constituir um ponto de partida crucial para a futura geração de agricultores da UE. Temos lutado arduamente para deixar claro que os agricultores europeus devem ser beneficiários de ação positiva e eficaz. Ação para criar rendimentos justos e condições de vida adequadas nas zonas rurais para os agricultores e suas famílias. Ação que reconheça que os jovens agricultores serão os mais afectados pelas alterações climáticas e pela perda de biodiversidade e, portanto, aqueles que necessitarão do apoio mais forte para aumentar a sua resiliência.
Instamos os Estados-Membros a desenvolverem estratégias rurais coerentes e de longo prazo para promover a mudança geracional, e instamos a Comissão a avaliar todas as possibilidades de ação a nível da UE para melhorar o acesso às terras agrícolas e a transparência do mercado fundiário, incluindo o desenvolvimento de um observatório de terras agrícolas .
Como já demonstrámos nos últimos anos, nós – Socialistas e Democratas, no Parlamento Europeu – continuaremos a lutar por todos estes homens e mulheres que seguem acreditando no seu futuro e no futuro dos seus filhos como agricultores.”