Secretário de Estado da Educação abre seminário sobre cursos online na UMinho
O Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) da Direção-Geral da Educação, com a parceria do Instituto de Educação (IE) da Universidade do Minho, entre outros, organiza esta terça-feira, das 10h30 às 17h00, o seminário “Os MOOC [Cursos Online Abertos e Massivos] na formação contínua de professores: questões, desafios e respostas”, através da plataforma digital Zoom.
O evento pretende refletir e mapear a situação nesta área em Portugal, com dez oradores e a apresentação de estudos e projetos. O acesso é livre, mediante inscrição online.
A sessão de abertura conta com o secretário de Estado Adjunto e da Educação, João Costa, o presidente do IE, Leandro Almeida, e o presidente do CCPFC, Rui Trindade. Seguem-se as apresentações “Conquistas e ambições no domínio da formação contínua de professores em Portugal”, por Manuela Esteves (Universidade de Lisboa), “EUN teacher academy MOOCs: numbers of portuguese teachers’ involvement”, por Benjamin Hertz (European Schoolnet) e “A iniciativa portuguesa ´Plataforma Nau’ na formação de professores”, por Pedro Cabral (Fundação para a Computação Científica Nacional).
A partir das 14h00, vai abordar-se casos práticos dos MOOC, por Carla Lourenço (Direção-Geral de Educação), o seu impacto profissional nos professores, por Fernanda Ledesma (Associação Nacional de Professores de Informática) e a garantia da qualidade daquelas formações, por Flávia Vieira (IE-UMinho). Às 15h45, Neuza Pedro (CCPFC) apresenta um projeto-piloto para analisar a viabilidade dos MOOC como novo formato de ação de formação contínua de professores, com riscos e vantagens que representa a sua acreditação e creditação, seguindo-se um momento para questões.
O evento procura assim discutir novos formatos formativos como resposta em grande escala às necessidades na área do desenvolvimento profissional docente e partilhar experiências na área a nível nacional e internacional.