Sexta edição da Agro Vieira superou expectativas
Decorreu este fim de semana a 6ª edição da Agro Vieira, um certame organizado pela Autarquia Vieirense, em parceria com a Cooperativa Agrícola de Vieira do Minho, a Associação de Criadores de Equinos de Raça Garrana e a Associação de Criadores de Bovinos de Raça Barrosã que, ao longo de 3 dias, trouxe centenas de pessoas à sede do Concelho.
De acordo com o presidente da câmara , “a iniciativa voltou a ser um sucesso, mesmo depois de dois anos de interregno devido à pandemia provocada pela Covid-19. Assistimos, uma vez mais, a uma forte presença dos nossos produtores locais, e dos produtores de gado, a quem muito agradecemos a presença”.
A Agro Vieira é uma feira de agricultura que juntou no Parque dos Moinhos, um verdadeiro anfiteatro natural, o tecido agrícola e pecuário do Concelho, trazendo a público o investimento e o trabalho efetuado pelos agricultores vieirenses.
Em jeito de balanço, destaque para a exposição pecuária que contou com a participação de 20 produtores de gado barrosão e minhoto, ovelhas bordaleiras, cabras bravias, cavalos de raça garrana, galinhas e patos e ainda para a participação de 30 produtores locais, distribuídos pelas seguintes áreas: artesanato, linhos, cobre, mel de vinho verde, queijo, chá, compotas, licores e doces, fumeiro, azeite, produtores agrícolas, frutos vermelhos, ovos, ervas aromáticas.
Para além da mostra do mundo rural, a Agro Vieira, ofereceu também, uma componente recreativa com ênfase para os passeios a cavalo à Serra da Cabreira e as Chegas de Bois.
Numa organização da Associação de Criadores de Equinos de Raça Garrana, o passeio a cavalo à Serra da Cabreira juntou os mais belos exemplares desta raça autóctone.
As chegas de bois, uma tradição bem enraizada nas gentes de Vieira, proporcionaram, durante os dois dias de festa, momentos de grande descontração tendo atraído centenas de aficionados ao Parque dos Moinhos.
Há semelhança de edições anteriores e tendo em consideração a boa aceitação quer do público em geral quer dos participantes, o Município de Vieira do Minho voltou a apostar na realização do Passeio de Motorizadas e Motos Antigas e o Desfile de Tratores com Alfaias Agrícolas. Para a organização destas duas atividades, o Município contou com o apoio das Juntas de Freguesia do concelho.
No que diz respeito à vertente lúdica e recreativa também foi uma constante durante os três dias da Agro Vieira. Aqui, o destaque vai para a presença de grupos de bombos e de cavaquinhos, tocadores de concertina, ranchos folclóricos e alguns grupos e cantores conhecidos do panorama musical português. Em particular salientou-se a presença de Jorge Amado e Zézé Fernandes nesta grande feira do tecido agrícola vieirense.