Quantcast
 
 

Universidade de Coimbra atribui Doutoramento Honoris Causa a James Clark

James Clark, Professor na Universidade de York (Reino Unido) e na Universidade de Fudan (China), vai receber o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Coimbra (UC) na próxima quarta-feira, dia 3 de maio. A cerimónia decorre a partir das 10h30, na Sala Grande dos Atos (Sala dos Capelos).

 

Jorge Salvador será o Padrinho (Apresentante), estando os elogios a cargo de Lígia Salgueiro (elogio do Doutorando) e de Maria Manuel Silva (elogio do Padrinho). Os três são docentes da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC), que propôs a atribuição do Doutoramento Honoris Causa ao docente universitário, destacando o seu papel como «líder na área da química verde e sustentável, com o seu trabalho a ser aplicado no desenvolvimento de produtos químicos e farmacêuticos mais verdes por diversas empresas e vários centros de investigação».

 
 

«A investigação do Professor James Clark é hoje aplicada em várias áreas, desde as biorrefinarias, à utilização de desperdício de alimentos como matéria-prima para produtos químicos e materiais ou à utilização de micro-ondas como uma via energeticamente eficiente para a valorização da biomassa», refere a FFUC.

Sobre o Homenageado

 
 

James Clark é Professor na Universidade de York e na Universidade de Fudan. É internacionalmente reconhecido como líder na área da química verde e sustentável, com o seu trabalho a ser aplicado no desenvolvimento de produtos químicos e farmacêuticos mais verdes em parceria com empresas como a GSK, Pfizer, Sanofi ou Bayer e com vários centros de investigação europeus.

O desenvolvimento do kit de ferramentas “Chem21”, incluindo guias online para determinar o “verde” de processos sintéticos orgânicos e guias sobre seleção de solventes, foi um dos principais resultados da sua investigação, bem como a descoberta e desenvolvimento de materiais inovadores e sustentáveis.

 

Ao longo do seu percurso académico e de empreendedor recebeu inúmeros prémios, incluindo o prémio American Chemical Society – CEI por incorporação da sustentabilidade na Educação Química, o prémio da Royal Society of Chemistry – Prémio Química Verde, e mais recentemente o Prémio Europeu para a Química Sustentável.

Foi distinguido com o Doutoramento Honoris Causa por várias universidades europeias, incluindo a Universidade de Ghent (Bélgica), a Universidade de Leuphana (Alemanha) e a Universidade de Umea (Suécia).

 

Foi fundador da prestigiada revista líder mundial em química sustentável “Green Chemistry”, da Royal Society of Chemistry.

Tem colaborado com a Universidade de Coimbra, participando em trabalhos científicos que estiveram na génese de teses de doutoramento e de dissertações de mestrado. Na qualidade de Professor Visitante da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra tem também participado, como conferencista, no Mestrado em Química Farmacêutica Industrial.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...