Utentes dos Centros de Convívio da Póvoa de Lanhoso reiniciam atividades
Após o habitual período das férias de verão, os/as utentes dos Centros de Convívio da Póvoa de Lanhoso retomaram as suas atividades.
Aproveitando o dia ensolarado, os e as cerca de 160 seniores passaram a tarde neste equipamento desportivo, realizando várias atividades dinamizadas pelas técnicas animadoras, desde exercícios a coreografias na água.
No final, houve ainda tempo para o habitual convívio entre todos os/as participantes e para momentos de música e dança, tão do seu agrado.
Estão já planeadas as atividades para o mês de Outubro, que incluem a Comemoração do Dia do Idoso e o Halloween.
Também para o próximo mês está marcada a inauguração de um novo espaço para as pessoas mais idosas, na freguesia de Sobradelo da Goma, que será o 13° da Rede de Centros de Convívio da Póvoa de Lanhoso.
Após a inauguração do Centro de Convívio de Lanhoso, em Fevereiro, e do Centro de Convivo em Geraz, no passado mês de Junho, será a vez de surgir uma oferta deste género no alto concelho. Numa tentativa de abranger todo o território, e trabalhando em estreita colaboração com as Juntas e Uniões de Freguesia, a Câmara Municipal visa promover o envelhecimento ativo, propondo ações que vão desde a saúde e a segurança dos seniores até à ginástica, às artes, à cultura, entre outras áreas.
Os Centros de Convívio existentes, que contam já com uma participação de 250 seniores são uma resposta social municipal, cujos objetivos incluem também a prevenção da solidão e do isolamento, o incentivo à participação e inclusão social, às relações interpessoais e intergeracionais e o contributo para retardar ou evitar a institucionalização.