Quantcast
 
 

Vila Verde coopera com município de Cabo Verde para reforçar sistema educativo

Reunião de trabalho juntou autarcas de Vila Verde e de Santa Cruz

 

O Município de Vila Verde está a cooperar com a administração local de Santa Cruz, na Ilha de Santiago – Cabo Verde, com o objetivo de reforçar o processo de desenvolvimento e aprofundamento do sistema educativo naquela região cabo-verdiana.

 
 

O responsável municipal pela educação e formação profissional em Santa Cruz, Nilton Paiva, foi recebido no Município de Vila Verde, pelo vice-presidente da Câmara, Manuel Lopes, e pela vereadora do ordenamento do território, urbanismo e modernização administrativa, Michele Alves.

A iniciativa permitiu uma apresentação sumária do modelo educativo nacional e municipal dos dois países, tendo sido manifestado o interesse mútuo de partilha de conhecimento e experiências.

 
 

Na sessão de boas-vindas, Manuel Lopes deu a conhecer mais de perto a realidade socioeducativa do concelho de Vila Verde. O autarca partilhou com o seu homólogo de Cabo Verde as políticas do Município na gestão ao nível da educação, desde a construção e manutenção dos edifícios escolares até ao apoio à alimentação, transportes e outras atividades e projetos escolares, dando também destaque à preocupação com a inclusão social.

O autarca Nilton Paiva deu conta dos esforços que Cabo Verde tem feito no sentido de garantir o acesso universal das crianças e jovens cabo-verdianos à educação e formação, identificando, ainda, muitas dificuldades no que concerne à falta de professores e educadores, à deficiência de muitos equipamentos educativos, à falta de livros e de material escolar básico, às debilidades dos transportes escolares e de outos apoios socioeducativos.

 

Nilton Paiva deixou o convite para um aprofundamento das relações entre os dois municípios. O Município de Vila Verde mostrou também abertura para colaborar numa “homenagem a professores do concelho de Santa Cruz no âmbito das comemorações do centenário do nascimento de Amílcar Cabral (1924-1973)”.

No final do encontro, Nilton Paiva foi representado com o ex-libris do concelho de Vila Verde, o Lenço de Namorados.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...