Quantcast
 
 

Vila Verde: Espadelada de linho convida a reviver sabores da tradição rural

Cerca de 30 mulheres e raparigas trajadas a rigor vão recriar a tradicional Espadelada de Linho este sábado, numa tarde de convívio que junta ainda folclore e os bons sabores da gastronomia minhota.

 


O evento, integrado na programação Na Rota das Colheitas que decorre no concelho de Vila Verde, assinala a comemoração do XII Aniversário do “Museu do Linho e do Mundo Rural”, na União de Freguesias de Marrancos e Arcozelo.

 
 


Para a tradicional espadelada do linho, cerca de 30 mulheres e raparigas com trajes típicos vão assumir a representação dos vários trabalhos que compõem o ciclo do linho, transformando o produto da colheita do campo no valioso tecido das vestes tradicionais.


Com início agendado para as 15h00, o programa inclui visitas guiadas ao “Museu do Linho e do Mundo Rural” situado em Marrancos.
O Rancho Folclórico local dá o tom para a animação ao longo da tarde, com danças e cantares da região e cantares tradicionais do ciclo do linho. O convívio conta com uma merenda recheada, em que se destaca o ‘Caurdo’ de Castanhas”

 
 

Pica No Chão
No âmbito da Rota das Colheitas – programação que o Município de Vila Verde promove até final de novembro, com mais de 50 iniciativas ligadas à agricultura e ao mundo rural –, este é também um fim de semana gastronómico dedicado ao “Arroz de Cabidela de Frango Pica No Chão”, tendo como epicentro de atividade o restaurante Torres, em Ponte S. Vicente.


Desfolhadas, malhadas de milho, centeio e feijão, uma espadelada de linha, vindimas e pisadas, a confeção de cerveja de lúpulo, magustos e festivais de broa de milho fazem parte do rol das mais diversas atividades tradicionais da agricultura que podem ser “apreciadas e revividas” em diferentes freguesias do concelho.

 


Para setembro, está ainda previsto um Fim de Semana Gastronómico dedicado às Papas de Sarrabulho e Rojões (no Alívio), assim como a AGRIDOCE em Cabanelas. A Festa do Caldo do Pote em Sabariz tem lugar no próximo dia 20, num fim de semana em que terão ainda lugar a Festa das Colheitas em Parada de Gatim, a par da Feira Tradicional e Noites Temáticas em Duas Igrejas – Ribeira do Neiva, numa celebração promovida pelo grupo de Zés Pereiras ‘Os Frujeiras’.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não