XXV Edição da Semana de Direito da UMinho
Inicia, hoje, dia 21 de fevereiro a XXV Edição da Semana de Direito, organizada pela AEDUM – Associação de Estudantes de Direito da Universidade do Minho, que decorre até ao próximo dia 25 de fevereiro.
A Escola de Direito da UM vai organizar durante esta semana debates sobre os mais variados temas que ocupam o quotidiano jurídico, político e social, com a presença da Dra. Joana Marques Vidal, Dr.Pedro Bacelar, Dr. André Coelho Lima, Dra. Mia Negrão entre outros.
Com esta Semana de Direito, a AEDUM em comunicado enviado à nossa redação, “surge também um conjunto de oportunidades direcionadas à nossa comunidade jurídico-estudantil, mas também a todos aqueles que gostam de exercer a sua cidadania e de participar na discussão democrática, político-social e jurídica.”
Segundo esta organização “queremos voltar a preencher os auditórios e as salas da Escola de Direito da Universidade do Minho, tornando uma vez mais a nossa academia um palco de discussão ativa. E porque também acreditamos que a experiência digital que tivemos, ainda que tenha surgido pelas piores razões, mostrou que nos permite chegar mais longe, com maior flexibilidade, teremos também alguns painéis realizados via digital.”
O objetivo da Semana de Direito é, criar um ambiente de foco sobre algumas das discussões que temos como fundamentais para a sociedade civil e académica, garantindo a participação de todas as vozes, e escutando as mais variadas opiniões criando verdadeiro debate sobre a realidade atual.
Vão estar em discução vários temas como, os desafios da democracia, saúde, a presença das mulheres na política e no direito, os direitos dos refugiados e a justiça.
A Escola de Direito da UM pretende com esta semana que haja mais reflexão junto da comunidade estudantil e civil, para que os participantes possam ser mais críticos e conscientes da sociedade atual e dos seus sistemas, contribuindo para melhorar a experiência e jornada dos Estudantes de toda a Academia.