Zelensky em Bruxelas no Conselho europeu
Os líderes da União Europeia (UE) reúnem-se esta quinta-feira, em Bruxelas, numa cimeira extraordinária para discutir a política de migração e a situação económica, com a participação do Presidente da Ucrânia a prometer captar as atenções.
Depois de viagens surpresa a Washington D.C., nos Estados Unidos, no final de dezembro, e a Paris e Londres na quarta-feira, Volodymyr Zelensky vai participar esta quinta-feira no Conselho Europeu, segundo várias fontes europeias. A presença do Presidente da Ucrânia não chegou a ser oficialmente confirmada por Bruxelas.
A confirmação chegou, contudo, através do primeiro-ministro português, António Costa, durante um debate preparatório sobre a reunião do Conselho, no Parlamento:
“Há dois pontos fundamentais no Conselho Europeu. Em primeiro lugar, a reunião com o Presidente Zelensky, que participará presencialmente no Conselho Europeu, e que nos permitirá debater em conjunto não só o processo de apoio à Ucrânia para continuar a fazer frente à agressão por parte da Rússia, mas também as perspetivas europeias da Ucrânia”.
O roteiro da visita de Zelensky não está totalmente definido, por questões de segurança, mas é expectável uma intervenção de Zelensky pelas 10:30. Entre as 12:00 e as 14:00 estão previstas reuniões bilaterais em grupo, uma vez que a estadia do Presidente ucraniano é curta. Por definir está ainda uma intervenção no Parlamento Europeu antes do início dos trabalhos no Conselho.
A participação de Zelensky também provocou a antecipação do início da cimeira para as 10:00 locais (09:00 em Lisboa), mas os trabalhos, em princípio, acabam esta quinta-feira, em vez de se prolongarem até sexta-feira, como estava originalmente previsto.