Quantcast
 
 

19 anos de cadeia para homem que estrangulou mulher em Salamonde – Vieira do Minho

O Tribunal coletivo de Braga condenou, esta sexta-feira à tarde, a 19 anos de prisão efetiva, por homicídio qualificado, o homem que, em 2019, matou a mulher, por estrangulamento, em Salamonde, Vieira do Minho, avançou OMINHO na sua edição online.

 
Estrangulamento homicidio

Conforme O MINHO noticiou, nas alegações finais, a magistrada do Ministério Público tinha pedido a pena de 18 anos de prisão para o arguido, por homicídio qualificado.

 
 

O MP solicitou, também, que fosse declarada a “indignidade sucessória” do arguido, ou seja, que, aquando da divisão da herança dos bens da falecida mulher ele não seja tido como herdeiro.

A defesa defendeu a absolvição do seu constituinte, invocando o princípio jurídico do in dubio pro reu, “por não haver provas”. Alegou que o inquérito criminal foi mal feito, nomeadamente pelo facto de, na acusação, não constar o relatório da autópsia da vítima. Ou seja, – argumentou – o inquérito e a fase de instrução “violaram princípios constitucionais de defesa do arguido, bem assim como os princípios basilares do processo penal”.

 
 

Já a advogada da família, Arminda Melo, tinha pedido a condenação à pena máxima, 25 anos, bem como a indignidade sucessória, e o pagamento de uma indemnização aos dois filhos que ultrapassa os 500 mil euros

Apertou-lhe o pescoço

A acusação diz que o arguido, António Manuel Fidalgo, em prisão preventiva, motorista de profissão, terá “apertado o pescoço” da mulher, “com o que lhe causou a morte por asfixia”. O alegado crime ocorreu, supostamente por razões amorosas, no dia 7 de março de 2019, pelas 21 horas, na lavandaria da residencial que ambos exploravam.

 

A morte da mulher ocorreu um dia antes de o casal assinar escrituras sobre bens que possuíam em conjunto, um ato preparatório do divórcio.

O Ministério Público especifica que, ao fim da tarde, o arguido chegou ao restaurante e encontrou, atrás do balcão, um homem de nome Jorge, que pensava ser amante da mulher, e que foi testemunha no processo.

 

Pelas 20:00, numa discussão – na lavandaria – sobre as desavenças que mantinham por causa dele, o arguido, desagradado, e com ciúmes, “colocou-lhe as mãos no pescoço, e apertou-o com força, impedindo-a de respirar. Até lhe tirar a vida”.

O alegado homicida casou com a vítima em agosto de 1998, e dela teve dois filhos.

 

IN:OMinho

Comentários

comentários

Você pode gostar...