ConfMinho e Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal selam acordo transfronteiriço em Famalicão
A ConfMinho – Confederação Empresarial da Região do Minho e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal rubricaram um protocolo para fortalecer o desenvolvimento socioeconómico do Norte de Portugal e da Galiza, de forma a cimentar o crescimento da região com iniciativas conjuntas que promovam o conhecimento, a inovação e um aproveitamento de sinergias que potenciem o investimento do tecido económico e a transformação do território.
A Casa do Empresário da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Famalicão foi o palco da cerimónia e o presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, demonstrou a sua satisfação pela iniciativa, na convicção de que “juntos valemos mais (…) Hoje, este território sai mais forte. O que aqui aconteceu foi uma alteração de paradigma, temos reunidas condições para evoluir e aproveitar as potencialidades que temos”.
Mário Passos deu como exemplo as vias de comunicação, para as quais “Famalicão, há muito tempo e de forma quase isolada, reclama maior investimento”, salientando que, com este conselho estratégico, municípios e autarcas terão um apoio valioso para que “o estado central não olhe para esta região apenas com simpatia, como tem sucedido, mas com atos efetivos para que possamos crescer”.
O edil famalicense realçou ainda a importância desta nova organização, nomeadamente o seu contributo para uma estratégia conjunta e para a definição de programas comuns que valorizem o território. “Os próximos anos serão desafiantes. Com a transição digital e energética, a formação profissional e a definição de uma estratégia coletiva, (este acordo) vai permitir potenciar ainda mais a região, que tem um papel importante na criação de riqueza para ambos os países” referiu.
A cerimónia contou com a presença do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte e presidente da Eurorregião, António Cunha, e do vice presidente da Xunta de Galícia, Diego Calvo, que se comprometeram a promover contactos e visitas entre empresas da Eurorregião, facilitar a participação recíproca em eventos sobre temas que afetem o tecido empresarial e a melhoria da competitividade das empresas da Galiza e do Norte de Portugal.