Póvoa de Lanhoso associa-se à campanha “Contra o Melanoma – à partida vale tudo!”
O Município da Póvoa de Lanhoso, através do Pelouro da Saúde, está a colaborar com a Liga Portuguesa Contra o Cancro – Departamento de Educação para a Saúde do Núcleo Regional do Norte na Campanha de Verão 2022 “Contra o Melanoma – à partida vale tudo!”.
Neste sentido, no passado dia 28 de julho, realizaram-se duas ações de sensibilização, especificamente direcionadas para funcionários/as da Autarquia Povoense e para a população sénior do concelho.
Para a dinamização da primeira destas ações, contou-se com a colaboração da Divisão de Ambiente e Obras Municipais da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e de funcionários que desempenham as suas funções ao ar livre. Tratou-se de uma sessão presencial de abordagem pedagógica pela Liga Portuguesa Contra o Cancro, que decorreu no auditório do Centro Interpretativo Maria da Fonte.
Para a dinamização da sessão presencial dirigida à população sénior, contou-se com a participação de cerca de 120 pessoas utentes da rede concelhia de Centros de Convívio e de algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social. Este momento decorreu nas imediações do centenário Carvalho de Calvos.
Estas duas sessões representam a concretização das Ações 3 e 4. A participação Povoense nesta campanha abrange ainda outras ações: a Ação 1 – (In)Formar para Prevenir, que objetivou a formação dos monitores do Espaço Jovem servindo como preparação para a dinamização da Ação 2 – “Contra o Melanoma, à partida vale tudo!”, dirigida às crianças e jovens participantes no programa municipal de ocupação de tempos livres Férias Ativas – Verão 2022.
Até ao momento, foram abrangidas cerca de 75 crianças/jovens, distribuídas pelos três grupos do programa Férias Ativas 2022, sendo que se pretende alcançar a totalidade de participantes no programa que rondará 140 crianças/jovens. No âmbito da dinamização de atividades de Educação para a Saúde “As minhas Aventuras Contra o Sr. Escaldão”, a cada participante foram oferecidas uma lancheira e uma pulseira para medição da radiação ultravioleta. Está ainda prevista a disponibilização de informação direcionada para a comunidade em geral.
O cancro da pele é o cancro mais comum no mundo e o principal fator de risco é a exposição excessiva aos raios UV do sol que penetram e danificam a pele ao longo do tempo. A incidência de todos os cancros da pele está a aumentar, mas o cancro de pele é uma das formas de cancro mais tratáveis, com uma taxa de recuperação muito alta. Especial cuidado deve ser tomado para proteger as crianças, pois a sobreexposição solar durante a infância aumenta o risco de desenvolver cancro da pele ao longo da vida. Assim, informar, sensibilizar e prevenir é fundamental!