Município de Braga e Associação Empresarial de Braga reúnem para discutir revisão do PDM
O vereador João Rodrigues, que tutela o pelouro do Planeamento do Município de Braga, reuniu com a Associação Empresarial de Braga (AEB), num encontro que teve como ponto de discussão principal o processo de revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Braga.
No encontro foram ainda abordados outros temas com relevância para a actividade económica das empresas, como a tramitação dos processos de licenciamento, as novas infra-estruturas de mobilidade, as novas áreas de expansão urbanística e a identificação de soluções para acolhimento de projectos de investimento de maior dimensão relacionados com a criação e expansão de unidades fabris e de logística.
João Rodrigues fez uma apresentação geral do processo em curso de revisão do PDM, enfatizando que o Município está a ´encetar todos os esforços´ para que o mesmo consagre um ´aumento muito significativo´ das áreas urbanas dedicadas a funções empresariais e habitacionais, tendo em vista um ´desenvolvimento integrado, inclusivo e sustentável de uma cidade e concelho que evidenciam grande dinamismo e capacidade empreendedora´.
O Presidente da AEB, Daniel Vilaça, apelou à necessidade de existirem soluções de acesso a terrenos e espaços urbanizáveis para as empresas que queiram ampliar as suas instalações fabris, nomeadamente para as que pretendem apresentar projectos de investimento a financiar no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio, designado por Portugal 2030.
Segundo João Rodrigues, o PDM de Braga, após a Revisão, contemplará condições e soluções ´mais atractivas para empresas e investidores, sendo um instrumento regulador com uma gestão mais adequada e flexível face às necessidades de expansão e de desenvolvimento do concelho de Braga´. Lembrou ainda que o actual PDM já enquadra soluções vantajosas e eficazes para o acolhimento de projectos de investimento de interesse estratégico, nomeadamente o reconhecimento de determinados empreendimentos como estratégicos, à luz do actual Regulamento do PDM.
O vereador aproveitou ainda para salientar, junto da AEB, a aposta do Município na digitalização dos processos, na reformulação da orgânica e direcção dos serviços de urbanismo e no reforço do respectivo quadro de pessoal.