KC-390 Em transporte transatlântico de helicópteros Black Hawk
Maceda, Ovar, Portugal
26 de Outubro e 2 de Novembro de 2023
O primeiro KC-390 (26901) da Esquadra 506 – “Rinocerontes” da Força Aérea Portuguesa (FAP) realizou, entre a última semana de Outubro de 2023 e a primeira semana de Novembro de 2023, duas missões de transporte transatlântico, entre a costa leste dos EUA e o Aeródromo de Manobra N.º 1 (AM1) / Base Aérea N.º 8 (BA8), em Maceda, Ovar, Portugal, transportando os dois primeiros helicópteros UH-60A “Black Hawk” (29801 e 29802) da FAP, preparados pela Arista Aviation no estado norte-americano do Alabama.
A primeira missão teve lugar a 26 de Outubro de 2023, voando com o “callsign” AFP11, chegando a Ovar, cerca das 22h20, após percorrer, em cerca de 6 horas, mais de 5 mil km sobre o Oceano Atlântico. A segunda missão, com o “callsign” AFP12, teve a lugar a 2 de Novembro de 2023, aterrando em Ovar cerca das 22h00. Neste mesmo dia, cerca das 11h00, o primeiro UH-60A “Black Hawk” (29801), efectuava, com o “callsign” BLACK01, voo de manutenção no perímetro da pista da AM1/BA8 em Ovar.
Em ambas as missões, o KC-390 (26901) da FAP, após recolher os UH-60A “Black Hawk” entregues pelo preparador Arista Aviation, a partir do aeroporto regional de Dothan (ICAO: KDHN), no Estado do Alabama, no Sul dos EUA, voou cerca de 1 800 km até ao aeroporto internacional de Rhode Island T.F. Green (ICAO: KPVD), junto à cidade de Providence, e a partir daqui, efectuando re-abastecimento, realizou a viagem transatlântica directa até ao seu destino final em Ovar, na costa continental Portuguesa.
Em produção pela Embraer desde 2014, e com o primeiro voo a 3 de Fevereiro de 2015, o KC-390 tem um comprimento de 35,2 metros, uma envergadura de asa de 35,05 metros, é propulsionado por 2 motores IAE V2500-E5, que lhe permitem uma velocidade de cruzeiro de 870 km/h. Tem uma tripulação de 4 elementos, podendo transportar 80 passageiros ou 66 paraquedistas equipados, com um peso máximo na descolagem de 81 toneladas. Tem um alcance operacional de 2 000 km (com 26 toneladas de carga) a 5 000 km (com 14 toneladas de carga), e até 6 240 km (em trânsito, sem carga).
O Sikorsky UH-60 “Black Hawk” tem uma massa de aproximadamente 6 toneladas com um comprimento de fuselagem de 15,27 metros e uma largura de 2,36 metros. Desde Maio de 2018 que o KC-390 está certificado para transporte destes helicópteros, – ambas as aeronaves ao serviço da Força Aérea Brasileira (FAB).
Diagrama e dimensões de espaço de carga via Embraer. Modelo de ilustração em corte tridimensional via FAB | Embraer. Mapeamento viagem e chegada BA8 via ADS-B Exchange e OpenStreetMap. Composição e edição por “Espada & Escudo”
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”