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Evacuação Médica com meios da Força Aérea Portuguesa a partir de navio de cruzeiro a 600 Km da Ilha Terceira

Com recurso a um helicóptero EH-101 “Merlin” da Esquadra 752 – “Fénix”, a operar a partir da Base Aérea N.º 4 (BA4), nas Lajes, Ilha Terceira, e a uma aeronave P-3C CUP+ “Orion” da Esquadra 601 – “Lobos” sediada na Base Aérea N.º 11, em Beja, a Força Aérea Portuguesa (FAP) levou a efeito, na noite de 22 para 23 de Fevereiro de 2024, uma operação de Busca e Salvamento Marítimo, com a evacuação médica de uma cidadã britânica a bordo do navio de cruzeiro “Ambition” (IMO:9172777), então a navegar a cerca de 600 km a Sul da Ilha Terceira, na Região Autónoma dos Açores.

 
Infografia por “Espada & Escudo”. Cartografia via Tom Tom e Earthstar Geographics SIO. Emblemas e aeronaves via FAP. Foto do “Ambition” por Jeff Ess via ShipSpotting

A operação, iniciada com o conhecimento da situação de emergência médica pelas 17:30 de 21 de Fevereiro de 2024, quanto o navio “Ambition”, procedente do Porto de Bridgetown, Barbados (Caraíbas), de onde havia largado a 17 de Fevereiro de 2024, cruzava o Atlântico a cerca de 1 600 km a Sudoeste da Ilha de São Miguel, contou com o apoio do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (“Maritime Rescue Coordination Centre”, MRCC Delgada), da Marinha Portuguesa; do Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODU-MAR) do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica), Serviço Nacional de Saúde; e do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Aéreo das Lajes (“Rescue Coordination Centre”, RCC Lajes) da Força Aérea Portuguesa.

 
 

Planeada a acção a desenvolver, sob a definição do raio de acção de cerca de 700 km e uma velocidade máxima de 277 km/h do helicóptero EH-101 “Merlin” (19601) da Esquadra 752 – “Fénix”, a operar a partir da BA4 nas Lajes, é envolvido também um P-3C CUP+ “Orion” da Esquadra 601 – “Lobos”, com um raio de acção de cerca de 3 800 km e uma velocidade máxima de 760 km/h, e que descola da BA11, em Beja, cerca das 15:00 de 22 de Fevereiro de 2024 rumo à BA4, nas Lajes.

O P-3C “Orion” (14810, # 497C9A), a voar com o “callsign” RESCU24 desde a saída da BA11, iria acompanhar a missão (em “interface” com o navio e com o “Merlin”), descolando entretanto desde a BA4 pelas 19:25, numa janela de voo de 5 horas e 25 minutos, regressando à BA4 pelas 00:50 de 23 de Fevereiro de 2024.

 
 

O EH-101 “Merlin” descolou da BA4 pelas 18h45 e, recolhida a cidadã britânica a partir do convés do “Ambition”, então a navegar a 17,5 nós com rumo 68º, N/NE, a cerca de 600 km a Sul da Ilha Terceira, terminaria com sucesso com o seu transporte para o Aeroporto das Lajes pelas 01:05 de 23 de Fevereiro de 2024, completando praticamente 6 horas de voo.

Já sob coordenação do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) a cidadã britânica seria transferida em ambulância para o Hospital de Santo Espírito, em Angra do Heroísmo, a cerca de 15 km da pista.

 

O navio de cruzeiro “Ambition”, detido e operado desde 2023 pela britânica “Ambassador Cruise Line”, sob pavilhão das Bahamas, com capacidade para 1 200 passageiros e 670 tripulantes, construído em 1999 e renovado em 2023, deslocando 48 200 toneladas, com 216 metros de comprimento, 29 metros de boca e 7 metros de calado, alcançaria (conforme seu itinerário agendado) o Cais de Cruzeiros de Ponta Delgada, na Ilha de de São Miguel, pelas 20:00 de 23 de Fevereiro de 2024, onde se encontra atracado à data de hoje, 24 de Fevereiro de 2024.


Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

 

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