Quantcast
 
 

Programa “+ Património” de Barcelos abre portas de monumentos

No âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos Portugueses, que se assinala a 28 de março, o Município de Barcelos, através do Gabinete de Arqueologia e Património Histórico, agendou para Quinta-Feira Santa, entre as 21h00 e as 22h30, uma visita guiada às capelas do Centro Histórico, sob o tema “Tradições de Páscoa nas capelas do Centro Histórico de Barcelos”. O percurso terá início junto à Igreja Matriz, com passagem pela Capela de S. Francisco, Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, Igreja da Misericórdia e Igreja do Terço.

 


Além desta iniciativa, o Município preparou um programa alargado cuja finalidade é a promoção e divulgação do património arqueológico, histórico e imaterial do concelho, através de experiências únicas.

 
 


Em abril, tem lugar mais uma visita guiada, desta vez ao extinto Convento da Franqueira, no dia 19, sexta-feira, entre as 21h00 e as 22h30, inserida na Comemoração do Dia Internacional de Monumentos e Sítios, que se assinala a 18 de abril. O Convento do Bom Jesus da Franqueira teve várias reformulações ao longo dos séculos. Numa delas foi mesmo usada a pedra das ruínas do Castelo de Faria. Hoje, venera-se ali o Senhor da Fonte da Vida, imagem que ocupa um dos altares laterais, com muita devoção representada num conjunto significativo de ex-votos.


No mês de maio, comemora-se o Dia Nacional do Azulejo (6 de maio), mas a atividade que assinala a efeméride decorrerá no dia 11 de maio, entre as 9h30 e as 12h30, com uma visita guiada às obras de arte contemporânea, de Eduardo Nery. No dia 25 de maio, entre as 9h00 e as 12h30, os participantes vão ter a oportunidade de percorrer um dos itinerários napoleónicos, com uma visita guiada pelo trilho napoleónico denominada “O massacre de 1809- visita guiada pelo trilho napoleónico”.

 
 


No mês de junho, dia 15, no âmbito das Jornadas Europeias da Arqueologia, decorrerá, entre as 9h00 e as 13h00, uma visita guiada ao Balneário Castrejo, Monte do Facho e Capela de S. Lourenço.
Já, em setembro, no dia 28, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, decorre, entre as 9h30 e as 12h30, uma visita guiada e caminhada pela Ecovia do Neiva.


O programa “Património em Movimento” culmina no dia 14 de dezembro com a “Visita guiada ao templo de Nossa Senhora da Aparecida”, em Balugães, que decorrerá entre as 9h30 e as 12h30.

 


Todas as atividades do Programa “+ Património” são destinadas ao público em geral, mas a participação está sujeita a inscrição prévia obrigatória, devido à limitação da lotação de alguns espaços e a questões logísticas. Os interessados devem remeter a sua inscrição para: arqueologia@cm-barcelos.pt ou através do contacto 915288428. Mais informações em agenda.barcelos.pt.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não