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P-3 “Orion” da Força Aérea Portuguesa sobrevoando Ilhéu das Cabras em São Tomé

Golfo da Guiné, Ilhéu das Cabras, São Tomé e Príncipe
4 a 21 de Março de 2024

 

Aeronave P-3C CUP+ “Orion” (14810) da Esquadra 601 – “Lobos” da Força Aérea Portuguesa sobrevoando o Ilhéu das Cabras, geo-referenciação 0.4074035620302034, 6.714361781015736 , ref. https://maps.app.goo.gl/7f3bb95yVBXAvQ3MA , a cerca de 3 km a norte do Aeroporto Nuno Xavier de São Tomé e Príncipe (ICAO: FPST), 4 a 21 de Março de 2024 .

 
 
Foto via Forças Armadas de Portugal

Este destacamento da Força Aérea Portuguesa (FAP), comandado pelo Major Piloto-Aviador Bruno Silveira (que desde Dezembro de 2023 comanda a Esquadra 601) e com um efectivo de 40 militares, decorreu de 4 de Março a 2 de Abril de 2024 sob a égide de cooperação bilateral com a República de Cabo Verde e a República Democrática de São Tomé e Príncipe e do programa AMLEP – “Africa Maritime Law Enforcement Partnership” (liderado e promovido pelo USAFRICOM, Comando dos Estados Unidos para África), operando a partir do Aeroporto Nelson Mandela, na Praia, Cabo Verde (ICAO: GVNP) e do Aeroporto Nuno Xavier, em São Tomé e Príncipe (ICAO: FPST), distando entre si cerca de 3 800 km. A missão visou apoiar a protecção da Zona Económica Exclusiva daqueles países bem como no contexto do garante da segurança marítima internacional em toda a região e sua envolvente.

O P-3C CUP+ da FAP cumpriu 59 horas em operações de vigilância marítima no Teatro de Operações do Golfo da Guiné, que resultaram num total de 5 039 contactos identificados dos quais 37 reportados às autoridades locais, correspondentes na sua maioria à actividade ilícita de navios pesqueiros.

 
 

A FAP adquiriu originalmente, em Setembro de 2010, um conjunto de cinco aeronaves P3-C “Orion” à Holanda (matrículas 14807 a 14811), que submeteu à modernização (“Capability Upkeep Program”, CUP) para a variante P-3C CUP+ . Entre outros melhorias, esta variante compreende um sistema de autoprotecção MLWS (“Missile and Laser Warning System”), que assegura a detecção de ameaças e actuação de contra-medidas, bem como sensores e sistemas de comando e controlo integrados e modernizados. Com a aquisição das 6 unidades da actual frota alemã, também ela resultado de aquisição de unidades holandesas, ficam as unidades remanescentes da frota original da Marinha Holandesa reunidas novamente numa mesma nacionalidade.

O Lockheed P-3C “Orion” é uma aeronave de Luta Anti-Submarina (ASW), Luta Anti-Superfície (ASuW) e Busca e Salvamento (SAR), tripulada por 11 elementos, com um peso máximo à descolagem de 64,4 toneladas, com 35,6 metros de comprimento, uma altura de 10,3 metros e uma envergadura de 30,4 metros. Propulsionada por quatro motores ALLISON T56-A-14 (com 4 600 hp cada), consegue uma velocidade máxima de 760 km/h, com um tecto de 8 900 metros de altitude, e com uma raio de acção de 3 830 km. O “Orion” pode receber, nos suportes internos e externos, até 9 toneladas de equipamento e armamento (compreendendo torpedos, cargas de profundidade, mísseis, sonobóias, etc).

 

Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”

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