Barcelos recebe RallySpirit
Com chegada à cidade de Barcelos, realiza-se no decorrer do próximo fim de semana, de 30 de maio a 1 de junho, a nona edição do RallySpirit. A prova marca presença no território barcelense na quinta, na sexta e no sábado, prometendo emoções fortes aos amantes dos clássicos.
A edição 2024 do RallySpirit evoca a “lendária” equipa Diabolique e os saudosos Joaquim Santos e Miguel Oliveira, apresentando um lote muito diversificado de cerca de 120 carros extraordinários que marcaram e marcam a história dos ralis mundiais.
A prova organizada pela X Racing, com a habitual colaboração desportiva do Clube Automóvel de Santo Tirso, integra o exclusivo circuito dos Rally-Legends europeus, Slowly Sideways Europe, e é um dos mais aguardados eventos do desporto motorizado em Portugal. Mantém sede em Barcelos, apresentando um programa de três dias, com algumas novidades relativamente a 2023.
Depois das verificações técnicas ao longo da manhã de quinta-feira, dia 30 de maio (feriado), o RallySpirit 2024 parte da Foz do Douro – Porto, pelas 16h00, para logo de seguida se disputar uma super especial do outro lado do rio, em Vila Nova de Gaia. Segue depois em direção a Barcelos, com passagem no centro de Santo Tirso, e com a realização de duas classificativas noturnas, as já conhecidas Santo Tirso e Barcelos Sul.
Na sexta-feira, depois de uma manhã dedicada às assistências, no Campo da Feira – Barcelos, a comitiva dirige-se a Terras de Bouro e Vila Verde, para a realização de mais três especiais. Prossegue com o reagrupamento no centro de Vila Verde, que antecede uma das principais novidades deste RallySpirit 2024, a super especial no circuito bracarense de Vasco Sameiro, ao final da tarde. Após o regresso a Barcelos, os carros ficam em exposição a partir das 19h00.
Já no sábado, o percurso concentra-se em Barcelos, com a dupla passagem pelas habituais classificativas Barcelos Oeste e Barcelos Sul, merecendo esta última particular destaque, pelo facto de também se disputar em sistema de “boucles”, outra das novidades deste ano.
O RallySpirit 2024 encerra como habitualmente com a Boucles de Barcelos (PE12), às 16h14, no traçado habitual, terminando no centro da cidade, com a exposição final dos carros a partir das 16h59. A Cerimónia do Pódio encerra a edição deste ano, às 21h30.
Carros lendários para todos os gostos
O RallySpirit 2024 volta a ser uma autêntica viagem no tempo através da qual vamos poder ver, entre o Grupo B, preciosidades da dimensão do Ford RS200, de um Lancia Delta S4 e de um Lancia Rally 037, ambos com a famosa decoração da Martini Racing, dos Audi Quattro S1 E2, do Peugeot 205 T16, do MG Metro 6R4, do Toyota Celica Twincam Turbo ou do Porsche 911 SCRS, sem esquecer o Opel Manta 400 ou o precioso Ascona 400 na versão especial Safari, estes três últimos também com as cores oficias. Destaque muito especial para o exclusivo Toyota 222D Grupo S, um dos três únicos existentes no mundo, numa raríssima aparição pública.
Três dias de intenso espetáculo, com carros de sonho a percorrer troços exigentes e de grande beleza ao longo de florestas e de importantes centros urbanos das regiões do Minho e Douro Litoral. A não perder.
Condicionamentos de trânsito
Devido à realização do RallySpirit, o trânsito vai estar cortado, no dia 1 de junho, das 13h30 às 20h00, na Rua de Olivença (entre a rotunda da Estação e a rotunda das Calçadas) e na variante entre a rotunda da Central de Camionagem e a rotunda do Galo.
Além destes condicionamentos, no dia 30 de maio, das 20h00 à 1 da manhã, haverá alterações ao trânsito nas freguesias de Chorente, Carvalhas, Góios, Pereira, Remelhe, Rio Covo Santa Eulália, e no dia 1 junho, das 8h30 às 18h00, haverá alterações ao trânsito nas freguesias de Paradela, Courel, Macieira de Rates, Chorente, Carvalhas, Góios, Pereira, Remelhe e Rio Covo Santa Eulália. Solicita-se aos srs. automobilistas que sigam as indicações dos comissários da organização e das forças de segurança – PSP e GNR.