Balcão de Habitação e Energia do Município da Póvoa de Lanhoso já está em funcionamento
Os novos serviços de atendimento do Balcão de Habitação e Energia da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso entraram em funcionamento na passada quinta-feira, dia 6 de fevereiro. O objetivo é realizar atendimento gratuito aos/às munícipes em questões relacionadas com Energia (faturas, direitos na energia, apoio na candidatura a incentivos de eficiência energética…) e Habitação (arrendamento, condomínio, apoio na candidatura a programas de acesso à habitação, compra e empreitadas…).
![](https://vmtv.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/02/Balcao-de-habitacao-e-energia-ja-fez-os-primeiros-atendimentos-700x525.jpeg)
Na parte da manhã, no CIMF, decorreu uma ação de formação destinada aos/às colaboradores/as dos Serviços de Ação Social do Município, bem como a outros parceiros da área social que num primeiro momento esclarecem e encaminham os/as consumidores/as que procurem apoio neste âmbito. Esta formação esteve a cargo de uma equipa da DECO composta pela gestora de projeto, Joana Simões e por uma jurista, Mariana Almeida.
Recorde-se que a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso assinou no passado mês de Janeiro um protocolo com a Deco, a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, para a criação deste novo Balcão de Habitação e Energia. Esta parceria visa incrementar a proteção e apoio aos consumidores através da criação do novo Balcão de Habitação e Energia que vai no Balcão Único da Câmara Municipal, todas as primeiras quintas-feiras de cada mês, entre as 10h00 e as 13h00.
Este protocolo vai permitir a cooperação nas áreas da habitação e energia, nomeadamente na prestação de informações e aconselhamento sobre as faturas de energia, os contratos de fornecimento de energia, o uso sustentável da energia e os respetivos direitos e deveres nesta área específica; em aconselhar os consumidores na aquisição de equipamentos, soluções de eficiência energética e de energias renováveis, bem como na escolha de propostas comerciais; em avaliar o perfil energético e habitacional dos consumidores; em apoiar os consumidores na candidatura a incentivos e instrumentos de financiamento públicos e privados, entre outras ações.