Amares investe cerca de 275 mil euros na requalificação da E.M 535 que faz a ligação de Vilela a Seramil
O Município de Amares concluiu, recentemente, a requalificação da E.M.535 que faz a ligação de Vilela a Seramil. Com um valor base de 274.125,23 €, a requalificação desta via estruturante representa um avanço para a modernização e reforço da atratividade territorial, assegurando ainda a melhoria das condições urbanísticas e de circulação
automóvel na totalidade da sua extensão, garantindo a melhoria das condições de segurança e conforto dos seus utilizadores e residentes.
Para o Presidente do Município de Amares, Manuel Moreira, “concretizar a coesão territorial passa muito pela capacidade de criarmos acessibilidades para melhorar a qualidade de vida dos habitantes e daqueles que queremos atrair. Sem acessos o isolamento tende a crescer. Esta União de Freguesias tem feito um caminho muito interessante de desenvolvimento nos últimos anos, com a visita de milhares de pessoas que ficam fascinadas com a sua beleza natural. Concretizámos uma obra há muitos anos sonhada por este concelho. Era um compromisso que assumi. Como autarca sinto-me muito feliz”.
Rui Tomada, Presidente da União de Freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas, sublinha que esta empreitada veio acrescentar “muito valor ao território, para quem lá vive e para quem lá passa. O autarca lembra que era uma empreitada há muito ansiada e que há 56 anos que aquele percurso não beneficiava de nenhuma intervenção. “Estão todos de parabéns, o Município de Amares e a Assembleia Municipal e eu como presidente de junta sinto-me muito feliz e orgulhoso por assistir a esta obra que vai combater a desertificação, com os acessos melhorados e a fibra ótica a tornar este um local bastante apelativo”.
Note-se que, esta intervenção é o culminar de um projeto elaborado para a reabilitação desta importante artéria com modernização do sistema de drenagem de águas pluviais, reconstrução de muros de suporte à estrada e implementação de guardas de segurança rodoviária em algumas zonas, garantindo a melhoria das condições de segurança dos automobilistas, moradores e visitantes que diariamente percorrem esta artéria.
A União de freguesias de Vilela, Seramil e Paredes Secas é uma das quatro freguesias de baixa densidade do concelho de Amares, com cerca de 500 habitantes, muito procurada por apaixonados por turismo de montanha, pela paisagem e contacto com a natureza. Nos últimos anos tem ganho muito destaque pelo evento Urjalândia – Aldeia de Natal sustentável, que atrai milhares de visitantes à aldeia do Urjal, em Seramil, pela altura do Natal.
O Centro de Educação Ambiental é outro espaço de destaque existente na freguesia, um sítio de ensino/aprendizagem sobre economia circular financiado pelo Fundo Ambiental que resulta da requalificação de uma antiga escola primária e que tem recebido a visita de várias escolas.