Apresentação pública do PLPPDCJ de Terras de Bouro – Ser + Criança

Decorreu no dia 23 de maio, no Auditório Professor Emídio Ribeiro, na Vila do Gerês, a apresentação pública do Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens de Terras de Bouro – Ser + Criança.  Este plano, prevê a implementação de várias ações, distribuídas por 4 eixos de intervenção tal como plasmado na Estratégia Nacional para os Direitos da Criança: promover o bem-estar e a igualdade de oportunidades, apoiar as famílias e a parentalidade, promover o acesso à informação e à participação das crianças e jovens e prevenir e combater a violência contra crianças e jovens.

 

A sessão de abertura contou com a presença da presidente da CPCJ de Terras de Bouro, Maria José Urbano,  do Presidente da Câmara Municipal de Terras de Bouro, Manuel Tibo, que valorizou todo o trabalho realizado pela CPCJ e todas as ações que são levadas a cabo para a promoção dos direitos das crianças, reforçando o total apoio do município nesta área,  e ainda com a presença da Coordenadora da Equipa Técnica Regional (ETR), Fernanda Almeida, que esteve em representação da Comissão Nacional de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens e que agradeceu todo o trabalho da CPCJ neste projeto.

 
 

A mesa de apresentação do plano, foi constituída pela equipa relatora  Maria José Urbano e Filipa Moreira, bem como pela  vereadora da educação, Ana Genoveva Araújo, a representante da ETR Projeto Adélia, Nazaré Loureiro, pela professora universitária que fará a monitorização e avaliação do plano, Ana Camões do Instituto de Estudos Superiores de Fafe e o Professor Doutor Cândido Gomes (fundador e catedrático Honorário da Cátedra UNESCO de Juventude, Educação e Sociedade). Foi apresentada a metodologia utilizada, o autodiagnóstico da realidade infantojuvenil do concelho bem como as ações propostas, que pretendem potenciar o cumprimento pleno dos direitos das crianças. A colaboração entre as várias entidades concelhias com competência em matéria de infância e juventude, foi sem dúvida um dos pilares deste plano.

Este momento importante para a comunidade concelhia, foi abrilhantado com a colaboração de crianças e jovens, nomeadamente os apresentadores do evento, Adriana Afonso e Bernardo Carvalho bem como pelas alunas da Escola de Música do Município, Francisca Antunes, Fang Ye e Sara Silva.

 
 

A Dra. Nazaré Loureiro, em representação da Comissão Nacional, entregou ao  presidente da câmara municipal uma placa de reconhecimento pela participação no Adélia, projeto que esteve na origem da elaboração do Plano Ser + Criança.

A sessão teve a participação de crianças e jovens e dos representantes das várias entidades concelhias e distritais.

 

Comentários

comentários

Você pode gostar...