Arroz “Pica no Chão” à mesa em 29 restaurantes do concelho de Barcelos
Vão ser três dias de provar, comer e “chorar por mais”. Está aí à porta mais uma edição do Fim de Semana do Arroz Pica no Chão, que decorre entre os dias 4 e 6 de novembro, em 29 restaurantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Barcelos e visa dar destaque à gastronomia tradicional e dinamizar o setor da restauração do concelho.
Este evento está inserido no programa anual “7 Prazeres da Gastronomia”, sendo que o Fim de Semana do Arroz Pica no Chão já vai para a sua décima terceira edição. A iniciativa integra-se num conjunto de atividades de promoção das qualidades turísticas da gastronomia local, potenciadas pela figura do galo e pelo universo cultural que se construiu à sua volta, no concelho de Barcelos.
Participam nesta edição os seguintes restaurantes: Alma dos Reis (Igreja Nova), Ávila (Vila Seca), Babette (Barcelos), Belchior (Campo), Belo Horizonte (Rio Côvo Santa Eulália), Bom Gosto (Arcozelo), Casa do Eduardo (Milhazes), Casa dos Arcos (Barcelos), Casa Lourenço (Areias S. Vicente), Chuva (Barcelinhos), Cozinha Regional de Barcelos (Várzea), Furna (Barcelos), Galliano (Barcelos), Manjar das Estrelas (Várzea), Maria de Medros (Barcelinhos), Muralha (Barcelos), Os Mouros (Arcozelo), Pedra Furada (Pedra Furada), Pérola (Barcelos), Restaurante 2000 (Tamel S. Pedro Fins), Rústico (Mariz), Sonho do Cávado (Manhente), Solar das Fontes (Várzea), Taberna do Armindo (Carvalhas), Taberna Lopes (Gilmonde), Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo), Taberninha O Chico (Perelhal), Tasquinha O Telheiro (Viatodos), e Vera Cruz (Barcelos).
Iniciativa integra percurso pedestre e visita a quintas produtoras de vinho verde
Paralelamente ao Fim de Semana do Arroz Pica Chão, vai realizar-se no sábado, dia 5, entre as 8h00 e as 13h00, um percurso pedestre “Pelo trilho do monte d’Assaia à Veiga do Este”, que irá percorrer as freguesias de Viatodos, Monte de Fralães, Grimancelos e Minhotães. Da parte da tarde, pelas 14h, vai realizar-se a Rota Criativa do Vinho e da Vinha. A realização desta rota tem como objetivos a promoção e o conhecimento dos vinhos produzidos em Barcelos, através da realização de visitas técnicas e provas dos vinhos produzidos nas unidades locais: a Quinta do Barco, na freguesia de Manhente, e o Solar dos Azevedos, na freguesia da Lama.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, e podem ser feitas através de turismo@cm-barcelos.pt ou pelo telefone 253 811 882 até 7 de novembro.