Barcelos na festa Internacional de Artesanato

O Município de Barcelos marca presença na FIA – Feira Internacional de Artesanato, que decorre em Lisboa, de 25 de junho a 3 de julho. Esta é mais uma excelente oportunidade para promover e divulgar o artesanato de Barcelos, nas suas mais variadas formas e materiais.

 


Barcelos, como o maior centro de produção artesanal no país e membro integrante das Cidades Criativas da UNESCO, pretende com esta participação dar a conhecer o enorme potencial criativo que existe no concelho, sensibilizando o público em geral para a valorização e preservação das artes e ofícios, um património cultural imaterial de valor incalculável que identifica as gentes e as respetivas culturas.
Para a presença nesta edição, o Município apostou numa nova imagem, mais dinâmica e renovada.
No stand atribuído a Barcelos, serão realizados workshops criativos de pintura de galos e de modelação de barro, potenciadores de novas experiências aos visitantes da feira.

 
 


A edição deste ano conta com uma grande representação de artesãos de Barcelos. Contando com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional vão estar representados António Ramalho, Conceição Sapateiro, Mina Gallos, Joaquim Messias, Laurinda Pias, Conceição Messias, Irene e António Salgueiro, Júlia e Prazeres Cota e Cidália Trindade todos barristas de figurado. Marcam igualmente presença, Conceição Dias Pereira (tecelagem) e Fátima Miranda e Rosa Cristina Sá (artesanato contemporâneo).

O Município de Barcelos também está presente ostentando as produções certificadas da Olaria, Figurado e Bordado de Crivo da Carreira, no stand da “A. certifica” visando a promoção da excelência dos produtos artesanais certificados.

 
 


A Feira Internacional de Artesanato é considerado o maior certame do ramo, a nível nacional, servindo de grande montra para a maior parte das artes e ofícios produzidos em Portugal mas também com elevado número de artesãos estrangeiros.

Comentários

comentários

 

Você pode gostar...