Braga celebra S. Geraldo com concerto no Theatro Circo
Na próxima Segunda-feira, 5 de Dezembro, Braga celebra o dia de S. Geraldo, padroeiro da Cidade, com o concerto “Homenagem a Nella Maíssa”, pela Orquestra Sinfonietta de Braga. O espectáculo irá decorrer no Theatro Circo, pelas 21h00, com entrada livre mediante levantamento de bilhete.
Esta co-produção entre a Sinfonietta de Braga e a Musicâmera visa homenagear uma pianista portuguesa de suma relevância no panorama cultural do séc. XX com um concerto protagonizado por Taíssa Poliakova Cunha sob a direcção de Paulo Morais.
Nella Maíssa (Turim, 1914 – Lisboa, 2014), portuguesa de origem italiana, foi aluna de Vianna da Motta, destacou-se pela interpretação de música contemporânea (incluindo estreias em Portugal de obras como Ludus Tonalis de Hindemith ou os concertos para piano e orquestra de Prokofiev) e de música portuguesa.
Através da exaltação da sua memória e exemplo, Taíssa e a Sinfonietta darão a conhecer o Concerto para piano de Armando José Fernandes, fruto do estímulo e inspiração desta grande Dama da música.
S. Geraldo foi o primeiro arcebispo de Braga. A sua capela situa-se na fachada norte da Sé Primacial. Entre 1418-1467, o arcebispo D. Fernando da Guerra, depois de Geraldo ser considerado santo, dedicou a capela a este arcebispo, sepultado no retábulo principal.
No dia de S. Geraldo, a capela abre-se, para mostrar os altares ornados de frutos, em vez das tradicionais flores. Tal decoração pitoresca resulta da lenda, milagre segundo alguns, que corre a propósito do Arcebispo Santo.