Braga é Natal quer criar memórias felizes
A quadra Natalícia tem um simbolismo muito grande para as famílias e para as crianças, que normalmente guardam memórias desta época para a vida toda. Com o objectivo de criar memórias felizes, o Município de Braga preparou um programa repleto de actividades, onde a fantasia, a descoberta e a partilha das personagens natalícias guiam os públicos para um mundo mais alegre e fraterno.
Neste momento, já estão inscritas nas actividades para as escolas cerca de 2500 crianças. As actividades para os seniores contam com mais de uma centena de inscritos. O Município conta, de resto, com uma enorme adesão das famílias aos eventos de Natal, como tem acontecido nas últimas edições. Braga é, cada vez mais, o destino de excelência para as famílias.
As actividades têm como palcos a Praça Municipal, no Mercado de Natal, mas também, as instalações do Inatel, na Avenida Central; a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva; o Mercado Municipal de Braga, o Museu dos Biscainhos, a Ludoteca da Estufa, no Parque da Ponte, o Altice Forum Braga, e as ruas do Centro Histórico, onde a animação será uma constante.
Um dos momentos altos da programação para a infância é a Parada de Natal que vai percorrer as ruas do Centro Histórico de Braga, no dia 18 de Dezembro, a partir das 16h00. Com saída da Avenida Central, a parada repleta de personagens fantásticas vai percorrer as ruas do Souto, Dr. Justino Cruz e Capelistas regressando depois à Avenida Central.
A Parada de Natal de Braga transformou-se num dos momentos mais mágicos da cidade, imbuída do forte envolvimento comunitário na sua génese, percorre, uma vez mais, as ruas do centro histórico espalhando o espírito e a mensagem de que o “NATAL É NA RUA”. As notícias chegaram rápido à Lapónia e o Pai Natal, desta vez, não vem sozinho. Para além do inseparável Rudolfo, Nicolau traz a família completa, na certeza de celebrar em Parada, o mais terno Natal do Mundo. Este momento mágico contará com mais de 700 fazedores de sonhos e magia: soldadinhos de chumbo e bailarinos, grupos circenses cheios de cor e energia, elfos, duendes, bonecos fofos e gigantes que ganham vida e as tradicionais histórias infantis percorrem o centro histórico para fazer a cidade, ainda mais feliz.
Ao longo de todo o mês de Dezembro, teatro, música, novo circo, dança, oficinas, contos de Natal, pinturas faciais e ilusionismo, enchem os dias dos mais novos de muita magia, cor e alegria.
Começando pelo teatro de miniaturas da Fábrica de Sonhos, apresentado pelo Tin.Bra, que vai decorrer de 1 a 4 de Dezembro, nas instalações do INATEL; à boleia das risotas do Táxi Duende dos Malad’arte, que irá animar a Praça Municipal ou com as cambalhotas alucinadas da Fábrica de Circo, pelos Malatitsh, que irão percorrer as ruas da cidade, ou, acabando nas sessões de cinema com o Animatographo, Contos de Natal, pelo Cineclube Aurélio da Paz dos Reis, que vai decorrer no Museu dos Biscainhos, há muito por onde escolher.
A animação de rua é também uma aposta do programa para a infância com vários espectáculos e personagens do imaginário infantil a invadir as ruas do centro histórico de Braga, e a provocar muitos sorrisos e gargalhadas.