Braga participa no 3.º encontro de Cidades Michelin no México
O Município de Braga marcou presença na 3.ª conferência da Rede Internacional de Cidades Michelin, que decorreu na cidade de Querétaro, no México, entre os dias 15 a 17 de março. O Município de Braga fez-se representar pelo Vereador João Rodrigues na conferência que teve como mote o conceito das cidades inteligentes e do desenvolvimento sustentável.
A rede foi fundada pelo Município de Clermont-Ferrand e pela Michelin e, para além de Braga, dela fazem parte mais 39 cidades, de 20 países diferentes, representativos de 4 continentes, tendo em vista a criação de um projeto única para partilha e criação de novas políticas de inovação das políticas públicas, através da cooperação internacional entre agentes privados e públicos.
Nesta conferência, estiveram em destaque temas como a internacionalização das cidades, a atratividade do território, o planeamento urbano, a mobilidade, a sustentabilidade, a habitação, a escassez de recursos naturais, os transportes públicos e a necessidade de políticas promotoras da igualdade de género.
Para o vereador João Rodrigues, “é com muito interesse que o Município de Braga volta a participar numa conferência da rede, provando uma vez mais que é fundamental cimentar alianças com os parceiros internacionais, promovendo uma política de cooperação e de partilha de experiências para melhorar a vida dos cidadãos”. “Conseguimos demonstrar o exemplo de Braga em várias áreas de atuação municipal e perspetivar com outras cidades possíveis políticas inovadoras nas áreas do planeamento urbano, do desenvolvimento económico e do desenvolvimento sustentável”, referiu.
João Rodrigues teve, ainda, a oportunidade de intervir na Assembleia Geral da Rede, onde, entre outros, se votou por unanimidade a condenação da invasão da Ucrânia pela Rússia. Da conferência surgiram várias oportunidades e novas cooperações, tendo já resultado o aprofundar da germinação com a cidade Clemont-Ferrand e a promoção de novos projetos junto de várias cidades espanholas.
O vereador acrescentou ainda: “Estes momentos são importantes porque verificamos que muito dos problemas que enfrentas as cidades são comuns em todo o mundo. Contudo, esta semana de trabalho foi um alerta para muitas das cidades europeias presentes nas diversas reuniões. Verificamos relatos de cidades em que os recursos naturais escasseiam, muitos casos em que a água é já, de longe, o maior problema que as cidades enfrentam. Isto obriga-nos a planear a cidade através de políticas sustentáveis e a aprofundar as parcerias entre municípios para promover soluções inovadoras e sustentáveis para o futuro”.