Quantcast
 
 

Câmara Municipal aprova auditoria externa independente em reunião descentralizada em Guilhofrei

A Câmara Municipal de Vieira do Minho, reunida no dia 22 de janeiro, em reunião descentralizada na Junta de Freguesia de Guilhofrei, deliberou a realização de uma auditoria externa independente à execução da despesa municipal. A proposta, apresentada pelo Vice-Presidente da Câmara, visa reforçar a transparência, o controlo interno e a qualidade da decisão política, assumindo-se como um instrumento estratégico de apoio ao início do mandato, incidindo sobre exercícios a definir.

 

Na mesma reunião, foram apreciadas e deliberadas as declarações emitidas pelo Presidente da Câmara ao abrigo do artigo 15.º da Lei dos Compromissos, tendo sido determinada a sua remessa à Assembleia Municipal para conhecimento.

 
 

Foi igualmente deliberado conceder apoio financeiro à Junta de Freguesia de Guilhofrei, no montante de 40.878,00 euros, destinado ao alargamento do cemitério da freguesia, nos termos constantes do respetivo pedido e pareceres técnicos.

O executivo municipal deliberou ainda atribuir um subsídio de 50.000,00 euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vieira do Minho, para apoio à sua atividade anual, encontrando-se a despesa devidamente cabimentada.

 
 

Foi aprovado um apoio financeiro no valor de 10.000,00 euros ao Conselho Económico da Igreja Paroquial de São Salvador de Rossas, destinado à reparação do telhado do Centro Pastoral Paroquial.

No âmbito do apoio ao movimento associativo, foi deliberada a atribuição de 2.000,00 euros à Associação Cultural e Recreativa Ceifeiros de Cantelães, com vista à prossecução das suas atividades.

 

Foi também deliberado conceder um apoio financeiro de 12.000,00 euros à Associação Sócio-Cultural de São Gens de Salamonde, destinado à aquisição de uma viatura 100% elétrica.

Relativamente à utilização de espaços municipais, foi deliberada a cedência da Escola Básica Domingos Abreu à Equipa Projeto Cenáculo TSM, do Corpo Nacional de Escutas, para a realização do 13.º Ciclo de Cenáculo Terras de Santa Maria, a decorrer em março de 2026.

 

O executivo deliberou ainda atribuir um apoio suplementar no montante de 7.320,00 euros à Fábrica da Igreja Paroquial de São Martinho de Soengas, com vista ao restauro da igreja paroquial, corrigindo um lapso identificado no protocolo anteriormente celebrado.

Foi deliberado conceder um apoio financeiro de 2.250,00 euros à Associação PedalarVieira, bem como apoio logístico, para a realização do Passeio BTT Rota do Fumeiro, agendado para o próximo mês de março.

 

A Câmara Municipal deliberou igualmente atribuir um subsídio de 8.000,00 euros à Associação Acordes Inspiradores – Associação Recreativa Rufeiros de Pena Má de Salamonde, destinado à realização da atividade de Carnaval de Rua “Ai Artur!”.

Comentários

comentários

Você pode gostar...

Deseja ativar as notificações Sim Não