Centro de Juventude de Braga continua a ser única Pousada da Juventude do país com a distinção Green Key
Pela terceira vez consecutiva, o Centro de Juventude de Braga, gerido pela InvestBraga, voltou a ser premiado com o selo Green Key. O Programa Green Key assume-se como um galardão internacional da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), que promove o Turismo Sustentável em Portugal e reconhece estabelecimentos turísticos, promotores de boas práticas ambientais, económicas e sociais, que valorizam a gestão ambiental em prol da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
O prémio, entregue na passada sexta-feira, 28 de junho, no Teatro-Cine de Pombal, premiou cerca de 317 estabelecimentos Green Key. Em 2024, o Green Key reconhece mais 48 unidades do que na última edição. Dos 317 estabelecimentos galardoados, 256 renovaram a candidatura, ou seja, a taxa de manutenção é de 95%; enquanto 40 unidades recebem a distinção pela primeira vez e 15 regressam ao programa. A cerimónia contou com a presença de José Archer, presidente da ABAAE, Catarina Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Pombal e Ana Rita Ribeiro, diretora do Centro de Juventude de Braga.
Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, afirma: “Este reconhecimento reflete o nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a promoção de boas práticas ambientais. Continuaremos a investir em iniciativas que valorizem a gestão ambiental e contribuam para o desenvolvimento sustentável da nossa região, sempre em consonância com os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos.”
Coordenado pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), o Green Key é global e voluntário. Com mais de 5.800 hotéis e outros estabelecimentos reconhecidos em mais de 70 países, o Green Key é um programa que tem como objetivo promover a responsabilidade ambiental e a gestão sustentável no sector turístico e hoteleiro. Os candidatos são avaliados em áreas como a gestão ambiental, a conservação de energia, a gestão de resíduos, a conservação de água e outras práticas sustentáveis.
Em Portugal o Green Key é um símbolo de qualidade, que conta com o envolvimento de 19 entidades que fazem parte da Comissão Nacional, que vão desde o sector público à sociedade civil e cujo contributo neste processo é imprescindível para o bom funcionamento do programa. Implementado pela ABAAE, uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada, há mais de 30 anos, à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais
No seguimento das edições anteriores, os Hotéis apresentam o maior número de galardoados, com 247 unidades. O Programa conta, ainda, com 32 Alojamentos Locais; 21 Turismos no Espaço Rural; 8 Parques de Campismo; 7 Restaurantes; 1 Pousada de Juventude e 1 Centro de Congressos. Na cidade de Braga, o Meliã Braga voltou a ser galardoado e pela primeira vez, o Parque Municipal de Campismo e Caravanismo de Braga – Campying Braga.
Para Ana Rita Ribeiro, diretora do Centro de Juventude de Braga, “receber o selo Green Key pelo terceiro ano consecutivo é um reconhecimento do nosso esforço e dedicação para promover a sustentabilidade. Este prémio é resultado do empenho de toda a equipa do Centro de Juventude de Braga (parceiros, fornecedores e clientes) em adotar práticas que minimizam o impacto ambiental e promovem a educação para a sustentabilidade entre os nossos hóspedes. Estamos comprometidos em continuar este caminho, procurando sempre novas formas de melhorar e inovar as nossas práticas de gestão ambiental.
A política ambiental e o plano de ação do Centro de Juventude de Braga aqui.